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Cavalcanti, Fernando Antonio et al. Avaliação pós-ocupação em edificações de educação infantil: o caso da unidade de atendimento à criança da UFSCAR. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado da Avaliação Pós-Ocupação (APO) realizada na Unidade de Atendimento à Criança da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde buscou-se avaliar o nível da satisfação do usuário e o desempenho do edifício, visando não somente desenvolver diagnósticos para este estudo de caso, mas também aplicar e experimentar métodos e técnicas diversificados de APO para esta tipologia de edificação. Foi prioridade para esta Avaliação Pós-Ocupação estudar os aspectos técnico-construtivos, funcionais e de conforto ambiental. Para tal, foram realizadas entrevistas com o arquiteto, com a diretora e com a coordenadora pedagógica, onde se obteve dados do edifício, desde a concepção até a sua situação no momento da pesquisa; grupos focais com professores e funcionários administrativos e de serviços gerais, onde eles puderam colocar necessidades do edifício que poderiam melhorar o seu trabalho; avaliação de mapas cognitivos através de desenhos com as crianças, apreendendo o imaginário, uma maneira das mesmas mapearem seu espaço; walkthrough (vistorias técnicas) e medições de conforto térmico e lumínico, para analisar tecnicamente o edifício, comparando as respostas dos usuários com a avaliação técnica. Através desta pesquisa, que permitiu a constatação da aplicabilidade e da utilidade dos instrumentos adotados, verificou-se que a avaliação do edifício centrada no ponto de vista das pessoas que o vivenciam diariamente traz dados relevantes tanto para a sua manutenção ou intervenção, quanto para projetos futuros, e foi possível elaborar algumas recomendações para o edifício estudado, contribuindo para o aprimoramento desse espaço.

Abstract

This paper has as objective presents the Post-Occupancy Evaluation accomplished in the Unit of Care to the Child of the UFSCar - Brazil, evaluating the level of the user's satisfaction and the performance of the building, seeking not only to develop diagnoses for this case study, but also to apply and to try methods and techniques diversified for the typology studied. For this, interviews were held with the architect, with the director and the educational coordinator, obtaining data of the building, from conception until their situation at the time of search; focus groups with teachers and administrative staff and general services, where they could put the building needs that could improve their work, evaluation of cognitive maps through drawings with the children; walkthrough and measurements of thermal and light comfort, comparing the responses of users with the technical evaluation. Through this research, which led to the finding of applicability and usefulness of the instruments used, it was noted that the evaluation of the building centered on the point of view of people who live every day brings the relevant data for both its maintenance or intervention, and for projects future, and could develop some recommendations for the building studied, contributing to the improvement of this area.
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