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SANTOS, Adriana. Modelo procompras: formulação, implantação e avaliação da compra pró-ativa na construção de edifícios. 156fTese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 11
Índice h: 2  
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Resumo

Este trabalho objetivou a formulação, implantação e a validação do Modelo Procompras na função de compras de materiais de quatro empresas de edificações, duas situadas em Florianópolis - SC e as outras duas localizadas em Curitiba - PR. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os assuntos inerentes à função de compras e os principais intervenientes na implantação da compra pró-ativa, tais como: seleção de fornecedores, planejamento e orçamento operacional, sistemas de produção e a equipe de compras. Para efetuar a implantação do Modelo Procompras realizou-se antecipadamente um diagnóstico da função de compras de materiais de cada uma das empresas estudadas. Conhecendo o perfil das empresas foi possível propor a intervenção. Esta tese mostrou que o nível de maturidade da função de compras de materiais das empresas de construção era baixo. A principal razão desse baixo índice era que as empresas focavam as compras de materiais em atividades operacionais, tais como: administração das requisições de compras, pequenas cotações e negociações e, também, no gerenciamento de notas fiscais. Após implantação do Modelo Procompras nas quatro empresas percebeu-se que elas aumentaram significativamente a proatividade da função compras. O Estudo de Caso 1 passou de 66% para 74%, o Estudo de Caso 2 que tinha o índice de proatividade de 26% passou para 97%, já o Estudo de Caso 3 tinha 49% após intervenção obteve 77% e o Estudo de Caso 4 de 54% passou para 83%. A revisão bibliográfica realizada indica que existe um número de pesquisas limitado sobre compra pró-ativa. Os resultados obtidos indicam que esta tese pode contribuir no preenchimento da lacuna existente no que se refere à implantação da compra pró-ativa em empresas do setor da construção civil.
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