Mais informações

VILLAROUCO, Vilma; ANDRETO, Luiz. Espaços de trabalho eficientes: um enfoque a partir da ergonomia do ambiente construído e da psicologia ambiental. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 17 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: 9
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo propõe uma metodologia de Avaliação Ergonômica do Ambiente Construído, seguida de sua aplicação através de um estudo de caso, que busca inclusive a identificação da interferência da configuração espacial de ambientes de trabalho na produtividade de um sistema de produção, a partir de uma análise ergonômica do ambiente construído. Da pesquisa realizada, verificou-se que o espaço, quando se apresenta satisfatório aos funcionários, se torna um elemento importante na produtividade, mesmo que inconscientemente.A Constelação de Atributos e a Metodologia de abordagem Ergonômica do Ambiente, adaptada da AET para avaliação do ambiente construído se apresentaram adequadas como ferramentas que permitem uma explicitação das percepções dos usuários de forma eficaz, contribuindo na questão da aferição da influência de elementos do espaço na produtividade.

Abstract

This article proposes a methodology for Ergonomic Evaluation of Built Environment, followed by its implementation through a case study, that aims to identify the interference of the spatial configuration of the workplace productivity in a production system, from an analysis Ergonomic of the built environment. The work found that spaces are importants elements in productivity improvement. The Constellation of Attributes and Methods of Environment Ergonomics approach, adapted from AET to evaluate built environment shows an adequated tools that allow identify user’s perceptions, helping the issue of measuring the influence of elements of the space in productivity.
-