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ORNSTEIN, Sheila; Martins, Cláudia. Arquitetura, manutenção e segurança de ambientes escolares: um estudo aplicativo de APO. Ambiente Construído, Porto Alegre, v.1, n. 1, p. 07-1, jan./jun. 1997.
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Resumo

Este estudo procura estabelecer algumas relações entre a qualidade do projeto arquitetônico e o desempenho no decorrer do uso de 24 escolas de 1º e 2º graus situadas na Grande São Paulo, projetadas e construídas a partir de 1945. como procedimento metodológico, adota a Avaliação pós-Ocupação (APO), ou seja, leva em consideração a avaliação técnica de desempenho e o nível de satisfação dos usuários. Conclui pela necessidade de se levar em consideração a manutenção e a segurança a nível de projeto e que esta pode ocorrer com a participação dos futuros usuários. Por outro lado, constata-se que os usuários também podem participar dos programas de manutenção preventiva das escolas em funcionamento. Neste processo realimentador, verifica-se o mpotencial da APO na geração de banco de dados sobre edificações repetitivas e padronizadas como as escolas, o qual poderá conter indicadores de controle de qualidade úteis aos diversos agentes envolvidos no processo.

Abstract

This paper aims to establish some relationships between quality od design and use performance of 24 elementary and high school buildings, designed and erected since 1945, sited ion Great São Paulo. As methodological procedures adapt the Post-Occupancy Evaluation (POE). It takes into consideration both the technical performance evaluation and the satisfaction level of the users. Concluding with the relevance of enlightenment in the design phases of maintenance, segurity and safety, in future buildings with the prospective user's participation. However present users can also take part in the preventive maintenance, segurity and safety programs gor their schools. This kind of informacion feedback process would emphasize how the POE could be use as a powerful tool in data base generation regarding repetitive and standardized built environments such as schools. Enabaling the inclusion of the useful indicators of quality control to the main agents engaged in the process.
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