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ORNSTEIN, Sheila; Bruna, Gilda; Fukushima, Flávia. Avaliação pós-ocupação e projeto participativo: uma experiência didática. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo, SP.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 2  
Co-autores: 19

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 3

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 29 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 170
Índice h: 7  
Co-autores: 324

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência didática de Avaliação Pós-Ocupação (APO) desenvolvida no 2o Semestre de 2003, junto à disciplina de pós-graduação da FAU USP, contando com três professoras e 30 alunos. O mérito dessa experiência é ter a inclusão do Projeto Participativo (PP), trazido por um grupo de pesquisa da Universidade de Chiba, Japão, constituído de dois professores e 20 alunos. Os dois métodos (APO e PP) foram aplicados no estudo de caso Vila Gomes, no bairro de Butantã em São Paulo, focalizando os projetos de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e da Praça Elis Regina, durante um workshop específico. A área urbana em estudo é resultado de um projeto de habitação de interesse social implantado pelo INOCOOP. A comunidade local foi envolvida nesse estudo, participando nos dois métodos utilizados; no primeiro método, por respostas a questionários previamente preparados; no segundo, por atividades indutoras da percepção. Como objetivo, ambos os métodos trabalharam o desenvolvimento de projeto urbano e de projeto de edifício com alternativas de melhoria dos espaços da praça e da pré-escola.

Abstract

Não Disponivel
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