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Barbosa, Maria et al. Reflexão metodológica sobre instrumentos de APO aplicados em alunos de 6 a 10 anos: avaliação do conforto ambiental em escola da rede pública. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa desenvolvida na disciplina Avaliação Pós-Ocupação (APO) do Ambiente Construído do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A pesquisa foi realizada no período entre agosto/2008 e janeiro/2009 e teve como objetivo avaliar os ambientes de uma Escola Estadual, localizada na zona sul do município de São Paulo, a fim de identificar aspectos que devem ser considerados em projetos de escolas da rede pública estadual. Este artigo aborda a metodologia utilizada para aplicação dos métodos e das técnicas de coletas de dados junto aos alunos com idade entre 6 e 10 anos para avaliação do edifício escolar, com ênfase nas condições de conforto ambiental, considerando ainda os critérios de escolha dos instrumentos de coleta de dados, as premissas adotadas para a definição das amostras e também as formas de avaliação dos níveis de satisfação dos alunos. Dentre os temas relacionados ao conforto ambiental – acústico, térmico, lumínico – constatou-se que o ruído interno e externo, assim como a sensação de calor e de frio, interferem negativamente no aprendizado dos alunos e na realização das atividades.

Abstract

This article is part of the research developed in the course Post-Occupancy Evaluation (POE) of the Built Environment in the Graduate Program of the Faculty of Architecture and Urbanism at the University of São Paulo. The research was developed from August/2008 to January/2009, and its aim was to assess the environment of a public school building in the southern zone of the city of São Paulo. . This article presents the methodology used in order to realize an assessment of the conditions of environmental comfort, with emphasis on methods and techniques of collecting data from 6-10- years-old pupils, with emphasis on environmental comfort conditions, considering also the criteria for the choice of instruments for data collection, the assumptions adopted for the definition of samples, and also ways of assessing levels of satisfaction of the students. Among the topics related to environmental comfort - noise, heat, light - it was found that the internal and external noise and the sensation of heat and cold, negatively affect the students' learning process and the implementation of activities.
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