Mais informações

BRANDLI, Luciana et al. A sustentabilidade ambiental na infra-estrutura de um campus universitário: ações. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: 10

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 3

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Resumo

Proposta: As faculdades e universidades podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos, apresentando em muitos casos complexas infra-estruturas para o seu funcionamento. As diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e atividades referentes à sua operação, através de bares, restaurantes, alojamentos, centros de conveniência, entre outras facilidades, demandam recursos naturais e geram impactos ambientais. Este artigo apresenta diretrizes para a gestão ambiental de um campus universitário através de ações que podem ser implantadas para garantir sua sustentabilidade. Método pesquisa/Abordagens: A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e o levantamento de práticas sustentáveis em 42 universidades, localizadas na Europa, Reino Unido, América Latina e América do Norte. Resultados: As ações são sugeridas para cada etapa do ciclo PDCA, estruturadas pela visão da gestão ambiental.Contribuições/Originalidade: Os resultados podem ser utilizados como modelo para a melhoria do desempenho ambiental de uma infra-estrutura de campus universitário.

Abstract

Proposal: Faculties and universities can be compared to small urban structures, presenting in several cases a complex infrastructure. The activities in teaching, research, community engaging and operation (restaurants, lodging, academic relationship, among others facilities), demand natural resources and generate environmental impacts. This paper presents guidelines of an environmental management of the university campus though actions that could to improve sustainable measures. Methods: it was researched and organized the sustainable practices at 42 universities of Europe, Latin America and North America. Findings: the actions are suggested to the application on the PDCA cycle of an EMS – Environmental Management System. Originality/value: The results can be applied as an model to improve or to increase the environmental performance of the universities campuses.
-