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Silveira, Rafael; HEINECK, Luiz. Jogo do andaime: discussões sobre o tempo de setup. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Resumo

Este artigo consiste na aplicação de um jogo didático de simulação, onde são abordados conceitos de construção enxuta até então não explorados em outras publicações sobre jogos, como por exemplo, o tempo de setup. O objetivo é disseminar a importância da utilização de atividades lúdicas na transmissão do conhecimento através da prática. O jogo requer a criação de andaimes no plano para a execução de serviços em altura (alvenaria e revestimento de teto) através da colagem de cartolinas em um edifício esquemático de seis andares. A grande questão envolvida na montagem dos andaimes é variação dos níveis da laje em cada pavimento, que exige a elaboração de andaimes inteligentes para reduzir o tempo de preparação para o trabalho seguinte. Além disso, os participantes discutem aspectos estratégicos ligados à seqüência de execução do trabalho. Através da análise dos dados obtidos com a aplicação jogo percebeu-se o amadurecimento dos participantes quanto à detecção de desperdícios presentes no processo de setup e determinação de melhorias de um processo de troca rápida de ferramenta. Os resultados também chamaram a atenção na adoção de pequenos grupos para reduzir o tempo de setup e demonstrou os ganhos potenciais com a redução do tempo de preparação.

Abstract

This paper consists of the application of a didactic game of simulation, where are boarded concepts of lean construction until then not explored in other publications on games, as for example, the time of setup. The objective is spread the importance of the use of playful activities in the transmission of the knowledge through the practical one. The game requires the creation of scaffold in the plan for the execution of services in height (masonry and covering of ceiling) through the bristol board glue in a schematical building of six floors. The great involved question in the assembly of the truss is variation of the levels of the flagstone in each floor, that demands the elaboration of intelligent scaffold to reduce the time of preparation for the following work. Moreover, the attendees argue on strategical aspects to the sequence of execution of the work. Through the analysis of the data gotten with the application game the matureness of the participants how much to the detention of wastefulnesses was perceived gifts in the process of setup and determination of improvements of a process of fast exchange of tool. The results had also called the attention in the adoption small groups to reduce the time of setup and demonstrated the potential profits with the reduction of the preparation time.
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