Mais informações

SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay. Módulo didático para avaliação de desempenho térmico de sistemas construtivos. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: ANTAC, 2004.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 152
Índice h: 9  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo é fruto da disciplina de pós-graduação de Ensino sobre Conforto Ambiental do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSC. O objetivo da disciplina foi gerar ou otimizar práticas na área de Conforto Ambiental que possibilitassem aos alunos de graduação testar os conhecimentos teóricos adquiridos em procedimentos auto-explicativos. Reportam-se aqui os resultados obtidos com o módulo didático, “PANCA7 – Prática e Análise em Conforto Ambiental 7 - de Avaliação de Desempenho Térmico de Sistemas Construtivos. O método apresentado pretende ser uma ferramenta de avaliação das conseqüências no ambiente térmico, das decisões tomadas nas primeiras fases do projeto. É um instrumento que visa auxiliar numa primeira etapa de desenvolvimento, a concepção de projetos de edifícios que respondam melhor às exigências do clima, oferecendo condições aceitáveis de habitabilidade térmica. O objetivo do trabalho é desenvolver a sensibilidade do aluno em relação às características físicas da edificação (dimensões, volume interno, orientação, cores, materiais e tamanho, localização de aberturas e uso de elementos de sombreamento) que podem ser trabalhadas para a obtenção de um melhor desempenho térmico, fazendo com que o aluno selecione as melhores alternativas de forma a evitar ganhos excessivos de calor no verão e perdas excessivas de calor no inverno.
-