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Harris, Ana et al. Ambientes de colaboração e qualidade no desenvolvimento de projeto. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 4., 2004, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro, 2004.
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Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 1

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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
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Citações: 14
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Resumo

A evolução do conceito de qualidade vem agregando novos aspectos ao processo produtivo da indústria da Construção Civil (CC). Estudos voltados à gestão da qualidade vêm demonstrando que o desenvolvimento de projetos é tido como um dos principais responsáveis pelas patologias apresentadas na produção de edifícios. Em paralelo à divulgação dos conceitos da qualidade na década de 90, e às discussões da sua implementação no setor da construção, desenvolveram-se, ferramentas computacionais que trouxeram uma contribuição considerável a esse processo. A utilização de softwares como o CAD (Computer Aided Design) e dos Ambientes de Colaboração, resultante do avanço tecnológico proporcionado pelo advento da Internet, são hoje fatores importantes para a obtenção da melhoria da qualidade em projeto. Para demonstrar que os melhoramentos advindos da gestão da qualidade podem estar fortemente ligados aos conceitos de colaboração e da engenharia simultânea, apresenta-se um estudo que visa identificar as relações entre as funcionalidades típicas destes ambientes e a aplicação dos conceitos e requisitos de normas de sistemas da qualidade. Foram utilizados como base de estudo, os requisitos do item 7.3 – Projeto e Desenvolvimento, da norma NBR/IS0 9001:2000, analisando-se o apoio que Ambientes de Colaboração possam dar ao atendimento destes requisitos. Para esta análise foi tomado como estudo de caso um Ambiente de Colaboração específico, disponível no mercado, com funcionalidades comuns a diversos outros ambientes. Conclui-se o trabalho, identificando que os Ambientes de Colaboração podem dar suporte ao cumprimento de praticamente todos os requisitos específicos estudados, podendo ser importantes ferramentas de apoio à implantação e manutenção de sistemas da qualidade em empresas de projeto, construção e incorporação.
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