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DORNELES, Juliana; AMARAL, Tatiana. Metodologia de implantação de sistema de gestão da qualidade em empresas fornecedoras de mão-de-obra para a construção civil. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Resumo

Uma das estratégias adotadas pelas construtoras é a subcontratação de serviços de execução junto às empresas fornecedoras de mão-de-obra. No entanto, este repasse de serviços para terceiros torna-se um elemento que dificulta o processo de melhorias buscado pelas construtoras, pois essas empresas geralmente se encontram apoiadas em procedimentos de controle não formalizados. O presente trabalho visa ressaltar a importância de qualificação destas empresas e avaliar a metodologia de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade utilizada em empresas fornecedoras de mão-de-obra para a construção civil na Grande Florianópolis – SC. É realizada uma análise, principalmente, dos pontos fortes e das dificuldades ocorridas durante o processo de implantação, bem como, as melhorias que o processo trouxe para estas empresas. Como resultados, são identificados aspectos fundamentais para que ocorra a implantação de Sistema de Gestão da Qualidade com sucesso e a análise dos pesquisadores diante da metodologia utilizada e das melhorias alcançadas.

Abstract

One of the strategies adopted by contractors is the subcontracting of services from labour suppliers. However, this transfer of services to third parties becomes an element that hinders the improvement process sought by contractors, as these labour suppliers usually rely on informal control procedures. This work aims to stand out the importance of qualification of these companies and evaluate a methodology for the implementation of a Quality Management System used by labour suppliers for the civil construction sector in the metropolitan region of Florianópolis. An analysis is carried out, mainly of the strengths and difficulties occurred during the implementation process, as well as the improvements brought by the process to these companies. As results, aspects which are fundamental for the implementation of the Quality Management System to occur successfully are identified, and the analysis by the researcher in face of the applied methodology and the improvements obtained is made.
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