Mais informações

ROMAN, Humberto; Fossati, Michele. Avaliação de uma metodologia para implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas de projetos para a construção civil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 45-5, abr./jun. 2006.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

A pesar de as primeiras certificações de sistemas da qualidade em empresas de construção civil no Brasil terem iniciado em 1997, somente em 1999 as primeiras organizações de projeto começaram a implementar sistemas de gestão da qualidade. Atualmente, é crescente o número de empresas desse setor que vêem na implantação de sistemas de gestão da qualidade uma alternativa para a melhoria dos produtos e serviços oferecidos. Este trabalho apresenta uma avaliação de uma metodologia para a implementação de sistemas de gestão da qualidade em micro e pequenas empresas de projetos de edifícios. Esta metodologia foi desenvolvida conjuntamente pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina (SEBRAE/SC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A eficácia da metodologia foi avaliada ao longo do processo de aplicação da mesma em um grupo de empresas de projeto de Florianópolis, SC. A partir da análise crítica desta metodologia, são apresentadas sugestões para o seu aperfeiçoamento, destacando-se a reestruturação do checklist; a realização de treinamento com os funcionários; o aumento da atuação do consultor júnior; a determinação de metas mensais de elaboração da documentação; e a inclusão de um encontro entre as empresas em uma fase intermediária do processo de implantação. Ao final, um novo cronograma para condução das atividades é proposto.

Abstract

Although quality system certification of construction companies in Brazil started in 1997, only in 1999 the first design organisations started to implement quality management systems. Nowadays, there is an increasing number of design companies that see the implementation of quality management systems as an opportunity for improving their products and services. This article describes a methodology for implementation of quality management systems in micro and small construction design companies. The methodology was jointly developed by SEBRAE/SC and UFSC. The effectiveness of the methodology was assessed during its application to a group of design offices from Florianópolis-SC. Based on a critical analysis of the proposed methodology, some suggestions are made for its improvement, including a revision of the checklist restructure; employees training; increasing the involvement of junior consultants; establishment of monthly goals for producing documentation; and the inclusion of a meeting with the companies at an intermediate stage of process implantation. Finally, a new schedule for carrying out the activities is proposed.
-