Mais informações

Riffel, Douglas et al. Avaliação de métodos de seguimento do ponto de máxima potência para sistemas fotovoltaicos aplicados em unidades de dessalinização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, 2007, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABENS, 2007.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Um sistema de dessalinização acionado por módulos fotovoltaicos (FV) necessita de confiabilidade, eficiência e baixo custo de operação, de forma a contrabalançar o alto custo de instalação, ocasionado principalmente pelos módulos FV. Uma planta de osmose reversa acionada por módulos FV, estudada no presente artigo, propõe unir duas características que vão ao encontro das necessidades de baixo custo de manutenção e alta eficiência: a ausência de baterias, que respondem pela maior parte dos custos de manutenção de tais sistemas, e a utilização de conversor e método de seguimento de máxima potência dos módulos FV. Dessa forma, o acoplamento entre os módulos FV e o motor-bomba de alta pressão da planta de osmose reversa é feito por um conversor cujo controle utiliza um algoritmo de seguimento de máxima potência, responsável por fazer os módulos FV fornecerem a máxima potência possível ao sistema. Em projeto anterior, do mesmo grupo de pesquisa, foi implementado modelo computacional de uma planta como a descrita acima, que foi validado com dados de um protótipo montado em laboratório. Nesse projeto, utilizou-se um método próprio de seguimento de máxima potência, batizado de “Melhor Tensão Fixa” (MTF). Foi apresentado também um estudo sobre o potencial de utilização de excedente de energia durante a operação do sistema quando a radiação ultrapassa certo nível. Foi proposto que essa energia seja utilizada no bombeamento de água de um poço para um reservatório antes da etapa da dessalinização. O presente artigo objetiva definir o método de seguimento mais apropriado para o sistema proposto, através da elaboração de modelos computacionais, considerando um compromisso entre eficiência e complexidade na implementação. O método Perturbação e Observação será comparado com o MTF.

Abstract

For a desalination system powered by photovoltaic panels, it is desirable reliability, efficiency and low maintainance costs. In order to achieve those aims, a MPPT method and the absence of batteries are desirable characteristics in a reverse osmosis plant powered by photovoltaics. In a former work, it was presented a simulation, project methodology and experimental validation of such a system. The present work aims compare the MPPT method used with the Perturbation and Observation algorithm, which is the most used one nowadays.
-