Mais informações

JACOSKI, Claudio Alcides. Inovações tecnológicas gerando o acréscimo de informações no processo de projeto: a integração através de classes IFC. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2003, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 24 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A maneira como hoje é concebida a forma de ensino nos cursos de projeto, traz consigo o estigma do modelo cartesiano de fragmentação do conhecimento. As necessidades advindas do próprio setor construtivo, aliado ao desenvolvimento de ferramentas computacionais, têm levado a constatação da necessidade de retorno a uma maior integração entre a informação, a comunicação e os projetos como um todo. Discute-se neste trabalho as possíveis modificações no processo de projeto, advindas da introdução de inúmeros atributos aos elementos de projeto, proporcionadas pelo uso das classes IFC (Industry Foundation Classes), gerando uma série de informações neste primeiro momento, que alimentarão outras etapas partícipes do processo, como detalhamento, orçamento, programação, etc. Devido a esta maneira de introduzir inúmeros atributos nos objetos, a quantidade de informações a serem dispostas no projeto, ganha significativamente em quantidade, obrigando ao projetista um conhecimento da execução do projeto. Serve então este artigo, como um instrumento para se chamar atenção das inovações existentes no setor de projeto e a necessidade da inserção destes novos elementos ainda no ensino como forma de diminuir a distância entre o ensino e a evolução tecnológica do setor.

Abstract

The way as today it is conceived the teaching form in the design courses, with the stigma of the Cartesian model of fragmentation of the knowledge. The needs of the own constructive sector, ally to the development of computational tools, they have been taking the verification of the return need to a larger integration among the information, the communication and the designs as a completely. This paper discusses the possible modifications in the design process, with the introduction of countless attributes to the design elements, provided by the use of the IFC classes (Industry Foundation Classes), generating a series of information in this stage as well as budget, programming, etc. Due to this way to introduce countless attributes in the objects, the amount of information be she arranged in the design, it wins significantly in amount, forcing to the planner a knowledge of the execution of the design. It serves this paper then, as an instrument to call attention of the existent innovations in the design sector and the need of the insert of these new elements still in the teaching as form of decreasing the distance between the teaching and the technological evolution of the sector.
-