Mais informações

JACOSKI, Claudio Alcides. Considerações sobre o impacto de tecnologias de informação e comunicação no ensino e no processo de projeto. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 2., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: EPUSP, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 24 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo discute as modificações que estão sendo implementadas no processo de projetar, a partir das diversas possibilidades e facilidades geradas por novas tecnologias existentes, além de avaliar aquelas que estão com pleno potencial de implantação e que em breve período de tempo trarão um impacto consistente. A agregação de valor ao projeto promovido pela implementação de ferramentas inovadoras, ainda não é suficientemente explorada. Se por um lado há um avanço bastante considerável das ferramentas computacionais de auxílio ao desenho, por outro se observa que há diversos problemas que necessitam de adequações no processo de projeto, e mais ainda no ensino de projeto nos cursos universitários. Esta situação tem gerado algumas dificuldades para uma eficaz exploração por parte dos profissionais de todos os recursos disponíveis pelas tecnologias atuais. A academia produz trabalhos que propiciam uma melhoria dos processos produtivos e avança em algumas áreas significativamente, muito embora existam deficiências em relação à utilização como prática, de novas tecnologias para o efetivo ensino de projeto. Neste artigo se discutirá a evolução no ensino do projeto relacionando-o com a necessidade do mesmo atingir patamares compatíveis com a realidade atual e futura do uso de ferramentas pelo mercado de projetos de edificações, apresentando considerações sobre o impacto causado pelas tecnologias de informação e comunicação.
-