Mais informações

HERMSDORFF, Mariana; Souza, Henor Artur. Autoconstrução: uma opção para a produção de moradias populares no Brasil. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 6

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Atualmente, no país, vive-se um momento de enorme carência de habitações para um grande número de pessoas, que esperam a oportunidade de viverem com dignidade. A utilização do sistema estrutural em aço em habitações de interesse social pode significar uma alternativa de solução para o problema do déficit habitacional urbano, pois sua rapidez proporciona que a família conviva o menor tempo possível com duas despesas simultâneas: o aluguel e a prestação da casa própria. Em busca da economia do custo de construção destas edificações, tem-se a possibilidade de associá-la ao sistema de mutirão, onde o esforço coletivo e organizado da comunidade gera uma economia aproximada de 40% com a doação da mão-de-obra. Discute-se a aplicabilidade do mutirão no processo da construção metálica e investiga-se o desempenho desta associação entre o sistema estrutural industrializado e o sistema de mutirão, por meio de uma avaliação qualitativa in loco. Realizam-se entrevistas aos usuários e projetistas idealizadores de projetos desenvolvidos com o processo de mutirão, questionários, visitas técnicas e análise dos projetos desenvolvidos. As avaliações finais obtidas mostram que a combinação da estrutura metálica com o sistema de mutirão pode resolver a carência de projetos governamentais de construção de imóveis para a população de baixa renda, desde que se monitore a construção por profissionais e estudiosos, conhecedores do sistema construtivo em aço, além do treinamento do mutirante.

Abstract

Nowadays, facing the extreme lack of dwellings scenery, it becomes urgent and essential the establishment of rationalized building processes and techniques, searching for savings, applicability, quickness and quality, in order to optimize social housing production. So, before this reference, quick technique solutions associated to low budget and environmental comfort, is, today, the most profit option, where metallic construction has been shown as a good solution as well. Focusing on this particular need, this work consists if an investigation about performance evolution if steel framework associated to self help groups construction process, with residential purposes for low income populations. The obtained final evaluations show that the combination of the steel construction with self help groups construction process can to solve the lack of government projects of construction.
-