Mais informações

Pereira, Alice; PEREIRA, Fernando Oscar. Utilização de um modelo analítico para a implementação de um método inovador para o ensino de iluminação natural em Arquitetura. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 129-14, trimestral. 2007. Edição Especial Conforto e Energia no Ambiente Construído.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As considerações a respeito da iluminação natural influenciam todo o rocesso de projeto e devem incorporar tanto quesitos conceituais e stéticos quanto técnicos. Apesar do avanço em pesquisas e aparatos cnológicos surgidos nas últimas décadas, nota-se que existem dificultam a aplicação desse avanço no projeto arquitetônico de modo satisfatório. Estudos recentes têm apontado como uma das principais barreiras a falta de adequada compreensão do fenômeno da luz. Objetiva-se com este trabalho desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um método de ensino inovador, visando a promover a compreensão do aluno sobre o fenômeno da iluminação no que se refere à propagação da luz e às modificações desta geradas pelas principais variáveis arquitetônicas

Abstract

Daylighting considerations influence the whole design process and should incorporate conceptual and aesthetics topics as well as technical ones. In spite of advances in both research and technological devices in the last decades, there are several barriers that make it difficult the effective application of such advances in architectural design. Recent studies have pointed out the lack of adequate understanding of the day-lighting phenomenon as one of the major barriers. This article presents the development of a Virtual Learning Environment (VLE), an innovative teaching method for improving students’ understanding about the lighting phenomenon, approaching the light path and its modifications generated by the main architectural design variables
-