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Ely, Vera Helena; Andrade, Isabela; BRANDÃO, Milena. Avaliação espacial de brinquedoteca sob a ótica da ergonomia. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

A importância do brincar para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças tem sido abordada em diversos trabalhos de pesquisa. Todavia, para que o brincar ocorra de maneira adequada e pedagógica, espaços bem projetados são necessários, possibilitando segurança e independência por todos os usuários. Este estudo tem como objetivo avaliar a relação existente entre o usuário (a criança), o ambiente (a brinquedoteca) e as atividades (o brincar) que nele ocorrem durante a realização das tarefas no Labrinca do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir dos diferentes métodos aplicados nesta pesquisa – como visitas exploratórias, entrevistas semi-estruturadas, observações assistemáticas e análises antropométricas – foi possível identificar os principais problemas ergonômicos que ocorrem durante as diferentes atividades realizadas e propor sugestões de melhor disposição e dimensionamento dos mobiliários. Conclui-se que, embora exista a necessidade de melhorias no espaço, a brinquedoteca cumpre sua função principal de estimular o processo criativo, a imaginação e o lúdico, além de atender a grande maioria das crianças de forma satisfatória.

Abstract

The importance of playing in the development and learning of children has been addressed in various works of research. However, for the play occurs in an appropriate and educational manner, well designed spaces are needed, enabling independence and safety for all users. This study aimed to evaluate the relationship between the user (the child), environment (the room of toys) and activities (the playing) that it occurred during the execution of tasks at Labrinca in Application College (CA) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). From the different methods applied in this research - as exploratory visits, semistructured interviews, patchy observations and analysis anthropometric – it was possible to identify the main ergonomic problems that occur during the different activities and offer suggestions for better layout and design of securities. It is concluded that, while there is a need for improvements in space, the room of toys meets its primary function of stimulating the creative process, imagination and playfulness, and meet the vast majority of children adequately.
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