Mais informações

FERNANDEZ, João Alberto da Costa Ganzo. Preferências quanto à localização e influência do ciclo de vida familiar: estudo exploratório com moradores de apartamentos do centro de Florianópolis. 153p. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis,1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Com o propósito de estudar a nível exploratório o atributo localização e suas implicações mercadológicas, entrevistou-se sessenta moradores de apartamentos novos (habite-se obtido nos últimos cinco anos), no centro de Florianópolis, onde identificou-se a existência de uma escala de importância ou hierarquia de valor entre os atributos pertinentes a localização do imóvel e uma evidente correlação com o estágio do ciclo de vida familiar do entrevistado. Confirmou-se a importância da localização no processo de escolha da habitação pelo usuário, declarada como sendo imprescindível para a maioria dos usuários entrevistados, sendo peça chave para o sucesso de qualquer empreendimento imobiliário. A hierarquia de importância dos atributos de localização é definida e relativizada de acordo com o ciclo de vida familiar. Concluiu-se, portanto, que este constitui-se em uma forma de segmentação bastante profícua para o marketing imobiliário, podendo auxiliar a empresa incorporadora em suas decisões estratégicas (o que fazer, onde e para quem), reduzindo custos operacionais e aumentando a satisfação do usuário da habitação.

Abstract

In order to determine what effect apartment location has on the marketing consequences, a research was conducted by interviewing 60 apartments occupants, which had been constructed and approved for occupancy during the last 5 years, in the downtown Florian6polis area. This research revealed the existence of a value scale between apartment location necessities and the stage of the family life cycle of the interviewed. It confirmed the importance of the location in the process of apartment choosing, being the success key for any construction business. The conclusion is that life cycle and its relationship with apartment location must be considered at any marketing strategy related to construction, reducing operational coasts and increasing the residents satisfaction.
-