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Silva, Maria Vitória; NOVAES, Celso. Gestão do conhecimento aplicada à coordenação de projetos de edificações. In: WORKSHOP BRASILIERO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 4., 2004, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro, 2004.
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Resumo

O princípio da década de 90 foi marcado no mundo empresarial pela chamada “Era do Conhecimento”. Os talentos tornaram-se diferenciais para as organizações, passando a representar vantagem competitiva das empresas em relação ao mercado. Assim, a área de gestão do conhecimento está sendo cada vez mais valorizada. Atualmente, o “Capital Intelectual” já é contabilizado por algumas corporações. A gestão do conhecimento não é apenas um modismo, mas sim um modo fundamentalmente novo de se olhar para a organização. Apesar de não ser parte integrante do planejamento e do pensamento estratégico nas organizações atuais e não estar ainda integrada às práticas de recursos humanos, tem sido objeto de pesquisa de diversos especialistas. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas “não há vantagem competitiva sustentável senão através do que a empresa sabe, como consegue utilizar o que sabe e a rapidez com que aprende algo novo” SALIM (2004). Portanto, a gestão do conhecimento torna-se um grande trunfo para as empresas atuais. Este artigo baseia-se em revisão bibliográfica, em pesquisa de pós-graduação e objetiva relacionar os conceitos de gestão do conhecimento aplicados ao processo de projeto de edificações e sua respectiva coordenação, visto que esta última é responsável por gerir o conhecimento de diversas especialidades. Assim, o coordenador ou a equipe responsável pela coordenação precisa desenvolver competências, em relação a aspectos técnicos e gerenciais, para promover a máxima integração entre os intervenientes no processo de projeto, favorecendo a qualidade do produto final.
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