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MIMBACAS, Alicia et al. Avaliação de desempenho térmico, lumínico e acústico : EPA ( EPA ) E PNE ( PNE ). In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC, 1998. p.339-346.
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Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na avaliação de desempenho térmico, lumínico e acústico realizado em duas escolas estaduais de Porto Alegre. A escola estadual de 1º Grau Brasília é representativa do projeto conhecido como EPA (EPA), enquanto a Escola Estadual Pinto Bandeira é representativa do projeto conhecido como PNE (PNE). Os métodos de pesquisa adotados foram: comparação entre plantas dos projetos originais e os prédios das escolas; observações comportamentais e de traços físicos; questionários para a diretora, alunos, professores e funcionários; e entrevistas estruturadas com as diretoras das escolas. Pode-se concluir que, de maneira geral, não existem diferenças significativas entre ambas escolas nos aspectos relativos ao conforto ambiental. As duas escolas apresentam problemas em relação a cada um dos aspectos abordados: térmico, lumínico e acústico. Os aspectos de conforto estão fortemente relacionados entre si e as decisões relativas a cada um deles influencia o desempenho dos outros. Assim, por exemplo, em ambas escolas a falta de ventilação está afetando o desempenho térmico, problemas de barulho externo afetam a ventilação das salas, devido a necessidade de fechar as janelas, e os problemas de iluminação natural afetam a ventilação, devido a necessidade de fechar as cortinas.
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