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MAZZAFERRO, Angela Cristina Pereira; SATTLER, Miguel Aloysio. Transporte sustentável: considerações sobre o município de Nova Hartz. In: NUTAU: SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA, DESENHO URBANO, 4., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2002. p. 1071-1081.
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Resumo

Vários estudos avaliam e comprovam os impactos negativos que o transporte motorizado provoca sobre o meio ambiente urbano e na qualidade de vida das comunidades habitantes. Partindo desta constatação, este artigo pretende abordar a problemática do transporte urbano no município de Nova Hartz, na região metropolitana de Porto Alegre - RS. O trabalho divide-se em 3 partes. Inicialmente, são expostas as principais justificativas para a preocupação com o transporte urbano e, em seguida, são elencados os dez princípios básicos do transporte sustentável, eqüitativo e centralizado nas pessoas. Na segunda parte, são apresentadas políticas e práticas com características mais genéricas que podem orientar o planejamento de diretrizes de transporte sustentável para um município com menos de 20.000 habitantes. Por fim, considerando as características do município de Nova Hartz, são feitas algumas observações pontuais, confrontando problemas existentes ou potenciais relacionados com o transporte urbano local com possíveis soluções, selecionadas a partir da revisão do item anterior. No que tange as recomendações para o município de Nova Hartz, este texto faz parte de um estudo de caráter mais amplo que engloba diretrizes voltadas para a implantação de saneamento básico, arborização, energia e poluição do ar, desenvolvido pelo Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação – NORIE/UFRGS.

Abstract

Many studies evaluate and confirm the negative impacts caused by the motorized transport on the urban environment and in the the communities inhabitants' quality of life. This article intends to deal with the problem of the urban transport in the municipal district of Nova Hartz, in the metropolitan area of Porto Alegre. The work is divided in 3 parts. Initially, it exposes the main reasons for the concern with the urban transport, to list, in sequence, the ten basic principles of the sustainable, equitable and people-centred transport. In the second part, it presents the politics and practices with most generic characteristics, that can direct the planning of sustainable transport guidelines for a municipal district with less than 20.000 inhabitants. Finally, in specific regard to the municipal district of Nova Hartz´s particular characteristics, it makes some punctual observations, confronting existing or potential problems related with the local urban transport with possible solutions, selected from the preceding analysis. In what it is related to the recommendations for the municipal district of Nova Hartz, this text is part of a wider range study that includes guidelines aimed to the implantation of sanitation, landscape, energy and air pollution, developed by the Núcleo Orientado à Inovação da Edificação - NORIE/UFRGS.
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