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GONÇALVES, Orestes; MESA, H. Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 63-7, jul./set. 2005.
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Resumo

A avaliação do potencial de conservação de água deve contemplar outros indicadores que não somente a quantidade de água por agente consumidor em um determinado período (indicador de consumo), tendo em vista as articularidades de cada edificação. O presente artigo apresenta a metodologia e os resultados preliminares de um estudo que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2002 por uma equipe de pesquisadores de três universidades paulistas: Unicamp, UFSCar e Epusp, com a coordenação geral desta última, tendo como objeto de estudo as edificações escolares públicas localizadas na cidade de Campinas, São Paulo. O referido projeto, com financiamento do CNPq, contempla o levantamento cadastral e de patologias de todos os equipamentos/aparelhos sanitários e o monitoramento remoto do consumo de água em uma amostra de escolas de ensino fundamental, envolvendo diferentes faixas etárias e períodos de permanência dos alunos nas escolas. São apresentados os critérios adotados para a seleção da amostra, a metodologia empregada para a coleta dos dados em campo e os resultados obtidos até setembro de 2004.

Abstract

The evaluation of the water conservation potential must consider other indicators besides the consumption indicator and take into account the characteristics of each building. This paper presents a methodology and the preliminary results of a study, which has as the main object of analysis public school buildings located in Campinas, São Paulo. It has been developed since August 2002 by a team of researchers from three universities from the State of São Paulo, UNICAMP, UFSCar e EPUSP, being led by the later. This project involves the collection of data related to pathologies in sanitary appliances and to water consumption remote monitoring in a sample of elementary schools for students of different age ranges and different periods of stay in school. The sampling criteria and the data collection procedures in the field studies, as well as the results that were obtained by September 2004 are presented.
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