Mais informações

SCHMID, Aloísio. Simulação da luz natural: combinação dos algoritmos de raytracing e radiosidade e aplicações na Arquitetura. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 51-5, jul./set. 2004.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo apresenta o sistema MESTRE para a simulação da propagação da luz, com aplicação no ambiente construído. O sistema foi desenvolvido pelo autor na linguagem Java, com o intuito de criar uma ferramenta de alta portabilidade para o ensino em laboratório e à distância. O sistema permite acesso à discussão conceitual e de eficiência dos procedimentos de simulação. Em breve revisão da teoria a respeito, as equações básicas de projeção de objetos no plano são apresentadas. A metodologia de cálculo de luminância, que combina os algoritmos de raytracing e de radiosidade, é explicada. A produção de texturas diversas é mencionada. Alguns exemplos demonstram possíveis e promissoras aplicações.

Abstract

This article describes the MESTRE system for the simulation of light propagation, and its application in the built environment. The system was developed by the author in the Java language with the aim of creating a highly portable tool for teaching both in laboratory and on distance learning. The system provides access to discussions on concepts and also on the efficiency of the simulation procedures. On a brief review of the theoretical framework, basic equations for projecting objects on a surface are presented. Further, the methodology for calculating lighting, combining raytracing and radiosity procedures is explained. The production of diverse textures is mentioned. Some examples show possible and promising applications.
-