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LANTELME, Elvira Maria. Uma teoria para o desenvolvimento da competência dos gerentes da construção: em busca de "consiliência". 284fTese (Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 27
Índice h: 4  
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Resumo

O objetivo principal dessa tese foi compreender o processo de aprendizagem induzido pela Aprendizagem-Ação, seus reflexos sobre a ação gerencial e, conseqüentemente, sobre o desenvolvimento da competência gerencial. Para atingir o objetivo proposto foi formado um grupo de Aprendizagem-Ação, composto por cinco gerentes do setor da Construção, no qual a pesquisadora atuou como facilitadora. O trabalho com este grupo teve duração de 15 meses (entre Dezembro/2000 a Fevereiro/2002) durante os quais se realizou uma observação sistemática e detalhada do processo de aprendizagem de cada um dos gerentes participantes. A gravação e transcrição literal das reuniões constituíram a principal fonte de evidência utilizada no processo de análise, complementada por entrevistas com os participantes, pessoas envolvidas com os gerentes na atividade profissional e anotações dos pesquisadores. A análise final dos dados, realizada em conjunto com pesquisadores da Universidade de Salford, Inglaterra, permitiu a construção de uma teoria para o desenvolvimento da competência de gerentes da Construção, na qual se defende necessidade de “consiliência” entre diversas áreas do conhecimento, teorias e recursos de aprendizagem, de forma a facilitar o desenvolvimento da competência gerencial. O termo “consiliência” (consilience, em inglês) foi emprestado do trabalho de Edward Wilson (1998) e pode ser traduzido como “a concordância mútua de conhecimentos, resultante da ligação de fatos e teorias provenientes de diferentes disciplinas, a fim de criar uma base comum de explicação”. Wilson (1998) defende que “a maioria das questões que afligem a humanidade em sua vida diária somente podem ser resolvidas através da integração do conhecimento das ciências naturais com o conhecimento das ciências sociais, humanas e das artes”. Em sua opinião somente através da fluência entre as fronteiras de diferentes disciplinas do conhecimento será possível uma visão mais clara do mundo como ele realmente é e, portanto, dos meios de operar de forma mais eficaz nesse mundo.

Abstract

The main objective of this work is to understand Action-Learning process, its effects on managerial learning and action and its consequences for competence development. The relevance of this subject can be related to the inefficiencies of traditional learning approaches on providing an efficacious transference of the content of learning to action and performance in real world situations. In order to achieve this objective an Action-Learning set composed by five construction managers was formed and systematically observed during a period of 15 months. The author acted as the set adviser and another research was invited as a participant observer. All meetings were recorded and transcribed. Besides the meetings transcriptions other evidences used in the analyses were interviews with the managers and with people working with them in their companies. The final analyses of the managers learning process were held in co-operation with a group of researcher from the University of Salford, UK. Using an inductive process of analyses a theory was constructed that explains managers’ action and competence. This theory advocates the need for “consilience” between different areas of knowledge, theories and methods in order to develop managerial competence. The word “consilience” was borrowed from Edward Wilson (1998) work and it means “jumping together of knowledge as a result of the linking of facts and fact based theory across disciplines to create a common groundwork of explanation”. Wilson (1998) arguments that “most of the issues that vex humanity daily can be solved only by integrating knowledge from natural sciences with that from social sciences and humanities. According to him “only fluency across boundaries will provide clear view of the world as it really is” and as such provide the means to operate it in a more efficacious way.
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