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ALVES, Silvana Aparecida et al. Comparação entre a configuração das janelas em resposta a luz natural em salas de aula. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
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Resumo

Ao realizar um levantamento da evolução das janelas ao longo da história da arquitetura, verifica-se que o aumento dos vãos das janelas e/ou da quantidade de janelas no ambiente, contribui para gerar maior luminosidade. A configuração das janelas pode influenciar na luminosidade do ambiente gerando espaços de luz e de sombra, isto pode provocar sensações, valorizar formas, cores e texturas. Entretanto, dependendo da atividade desenvolvida em cada ambiente pode ser necessário um controle da direcionalidade e da intensidade de luz. Além disso, são necessários alguns cuidados para evitar o excesso de ganho de calor e o ofuscamento. Este artigo verifica a eficiência da configuração das janelas, para obter a iluminação natural. Para a análise do desempenho luminoso, foram realizadas medições de iluminância em salas de aula de duas escolas, cada uma apresenta uma configuração diferente de janela, portanto possibilita verificar a eficiência do desenho na distribuição da luz, que neste caso deve ser mais uniforme. O objetivo é analisar a eficiência da iluminação natural que penetra no interior das salas de aula através da configuração das janelas. Este estudo é realizado em salas de aula com iluminação unilateral, onde se avaliou a característica físico-construtiva das salas de aula. O trabalho baseou-se em observações, registro fotográfico e medições in loco. Verificou-se a área de iluminação e de ventilação. Para a análise do desempenho luminoso, foram realizadas medições de iluminância nas salas selecionadas, de cada escola. Os resultados mostram que a configuração da janela interfere na quantidade e distribuição da luz natural no interior do ambiente e, permite conhecer o nível de iluminação. O estudo da iluminação natural obtida conforme a configuração da janela, dos efeitos, intensidade e característica na distribuição podem servir como parâmetro para projetos de edificações escolares.

Abstract

When undertaking a research regarding the evolution of windows throughout history, it becomes noticeable that the gaps in windows as well as the amount of them in a room contribute to generate greater luminosity. The configuration of the windows may influence a milieu's luminosity producing areas of light and shadow, which are responsible for provoking the senses, highlighting shapes, colours and textures. However, depending on the activity performed in each ambient it may be necessary to control the direction and intensity of light. In addition to that, it is important to avoid the excess of heath and overlighting. This article assesses window efficience as far as natural luminosity goes. In order to scrutinize light performance, luminosity in two school classes have been measured, each presenting a different set of windows making it possilbe to analyse the efficience of light distribution, which needs to be more uniform. The objective is to study natural light capabilities when looked upon in the interior of classrooms through windows. This work has been accomplished in classrooms with unilateral lighting, where the material characteristics have been taken into consideration. The analysis are based in observations, photographic data and measurements in loco, as well as luminosity areas and ventilation. To assess light performance, luminosity measurings have taken place in the selected classrooms in both schools. Results show that the window display interferes in the distribution and quantity of indoor natural light, allowing to register luminosity levels. The study of natural light obtained according to the window setup, its effects, intensity and characteristcs in its distribution may serve as a parameter to school projects.
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