Mais informações

Beltramin, Renata; BERNARDI, Núbia; KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Orientação e inclusão espacial às pessoas com deficiências visuais: diretrizes para o projeto e execução de uma rota acessível e de um mapa tátil para o campus da UNICAMP. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A acessibilidade física é o tema central deste projeto que teve como objetivo investigar a implantação de instrumentos de leitura de um espaço físico que auxiliem a orientação espacial de pessoas com deficiências visuais, usuárias do campus da Universidade Estadual de Campinas. Este sistema de orientação ao percurso do pedestre será composto pela definição de uma Rota Acessível no campus, por uma Cartilha de Divulgação da Rota Acessível e por um Mapa Tátil. A pesquisa é baseada nos conceitos do Desenho Universal, que tem como principal premissa a obtenção de edifícios convenientes o máximo possível para todo tipo de usuário (deficiente ou não). A metodologia compreendeu um estudo de caso, com verificações em campo e análises acerca da atual situação viária do campus da Unicamp e do perfil de usuários. Foram realizados estudos teóricos sobre acessibilidade e conceitos do Desenho Universal. O minucioso processo de pesquisas teóricas, levantamentos in loco e entrevistas com a população possibilitou, como resultado principal a elaboração de uma rota acessível para os usuários com deficiência e a confecção de uma cartilha de divulgação dessa rota. Tais produtos tiveram sua eficiência avaliada através de testes com a comunidade. A partir dos dois produtos, a pesquisa direcionou-se para o projeto de um mapa tátil do campus destinado aos usuários com deficiência visual, com o intuito de situá-los no campus e guiá-los através da Rota Acessível. O trabalho possibilitou não apenas uma avaliação crítica das condições construtivas da Universidade, mas também uma discussão acerca de suas funções socioculturais. Enquanto elemento difusor de conhecimento e cultura, o campus universitário deve ter a comunidade acadêmica como prioridade, apresentando uma configuração construtiva que viabilize o cumprimento dos propósitos para os quais é concebido.

Abstract

Considering accessibility as the central subject, this study proposes the development of an accessible route to conduct the elaboration and the execution of a tactile map at UNICAMP campus- both tools made to help individuals with visual disability that walk around the campus. The research based itself upon the concepts of Universal Design, which holds the main premise of reaching the most convenient design on buildings to all types of user (handicap and visual impairment or not). To completely achieve the established goals, the research activities involved, at first, a series of analyzes and surveys concerning the current situation of UNICAMP campus and its many users. Beyond such surveys, theoretical studies on accessibility and on concepts of the Universal Design were made, crucial to understand the subject and to attain precise results and their proper assessment. The detailed theoretical researches, in loco studies and interviews with the population helped the development of an accessible route for the users with disability and a small folded ad to hand around this route. Based on these two creations, the research directed itself to develop a tactile map of the campus destined to aid visual disabled users to locate themselves on the Campus and guide them through the Accessible Route.
-