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RABBI, Letícia; CALMON, JOÃO LUIZ; CONDE, KARLA. Uso da tecnologia BIM no ensino de arquitetura e urbanismo da UFES – ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016. p. 4991-5002.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 2  
Co-autores: 4

Resumo

O crescimento do uso da plataforma BIM na Arquitetura se deve a diversos benefícios potenciais que esta modelagem pode trazer para a AEC. Dentre elas, está a simulação e o auxílio à padronização de componentes, sendo importante no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Trata-se de um novo processo, que envolve mudança na interação, comunicação e colaboração entre as pessoas. As Instituições de Ensino Superior possuem papel fundamental na formação dos profissionais e podem contribuir diretamente para suprir a falta de mão de obra capacitada, exigida pelo mercado. Este artigo tem por objetivo apresentar um diagnóstico do uso do BIM no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com vistas a embasar uma proposição de inclusão dos conceitos de BIM no curso de graduação. Por meio de estudo de caso no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFES, no qual foram aplicados questionários com alunos, identificou-se o estágio atual do ensino do BIM neste curso; foram levantados possíveis entraves/limitações para a implementação do BIM na formação acadêmica, além de serem propostas alterações na matriz curricular vigente. Em estudos futuros, pretende-se desenvolver pesquisa com os professores para avaliar a aceitabilidade de eventuais modificações programáticas nas disciplinas. Palavras-chave: Tecnologia BIM. Ensino. Arquitetura.

Abstract

The growth in the use of BIM platform, in Architecture and Urbanism course, is due to the possibilities of simulations for product standards setting, important for the development of sustainable solutions. This is a new process, which involves changes in the interaction, communication and collaboration between people. Colleges and universities play a fundamental role in the training of professionals and can contribute directly to address the lack of skilled labor, required by the market. This article aims to present a diagnosis of BIM usage in the Architecture and Urbanism, in order to base a proposal to include BIM concepts in the course. Through case study in the Architecture and Urbanism course of UFES, in which questionnaires were applied to students, were identified the current stage of BIM teaching in the course; were raised possible barriers / constraints for the implementation of BIM in academic training, besides being proposed changes in the current curriculum. In future studies, a development research with teachers will evaluate the acceptability of any programmatic changes in the disciplines. Keywords: BIM Technology. Teaching. Architecture. 
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