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de Lima, Danubia; FABRÍCIO, Marcio. Levantamento do processo de aprovação de projeto em órgão público: análise e propostas de melhorias. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Resumo

A análise e licenciamento de empreendimentos urbanos em órgãos públicos municipais são caracterizados pela realização de inúmeros procedimentos burocráticos complexos e, em sua maioria, defasados e demorados. A remodelagem de processos internos e externos e a informatização dos tramites burocráticos, podem garantir qualidade nos licenciamentos, proporcionando transparência administrativa e participação dos cidadãos na fiscalização do poder público. Esta pesquisa tem por objetivo, caracterizar, através de estudo de caso, melhorias implementadas no processo gerencial de licenciamento de empreendimentos uni familiares na Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Jaboticabal e propor aprimoramentos adicionais visando a informatização do processo de recebimento, tramite interno e comunicação entre a Prefeitura, profissionais e cidadãos envolvidos. Como resultados o artigo apresenta sugestões de mudanças no fluxo dos processos e tramitações existentes, bem como propostas para implantação de sistema informatizado para recebimento, tramitação, acompanhamento e arquivamento de projetos.

Abstract

When considering to the Public Administration of Brazilian Cities and Towns, the analysis and the something inside something are characterized by many bureaucratic and complex check points, many of then slow and antiquated. A complete remodel of this process, both internally and externally, can guarantee approval quality, administrative good standing practices and co-participation of the Citizen regarding the offered public services, including audit the services themselves. This Article is a real Case that demonstrates that if enhancements occurs in Jaboticabal town, São Paulo, Brazil, it will help Families with the building approval manegent when compared to the old bureaucratic processes, by implementing IT solutions, more appropriated communications channels with the Citizen and enhancing at the actual internal process. The suggestions from this Article points to the implementation of several work-flow enhancements, including the total control over it using IT Systems.
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