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BERR, Letícia; LIMA, Helenize; FORMOSO, Carlos. Padronização de processos na construção civil: conceitos, dificuldades e fatores facilitadores para a implementação. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Resumo

Nas últimas décadas, diversas empresas do setor da construção civil têm obtido a certificação de sistemas de gestão da qualidade, principalmente por exigências dos agentes contratantes e financiadores. Entretanto, apesar do elevado número de empresas certificadas, faltam evidências de que estas têm conseguido efetivamente padronizar seus processos e reduzir os problemas relacionados à qualidade do produto. Resultados preliminares do Projeto SISIND-NET, desenvolvido pela UFRGS, indicam que as empresas construtoras com sistemas certificados vêm enfrentando dificuldades para implementar efetivamente padrões e, a partir destes, melhorar a confiabilidade de seus produtos. Com base em evidências de um estudo de caso realizado em uma empresa construtora, e em discussões realizadas com representantes de empresas participantes do Projeto SISIND-NET, este artigo aponta algumas dificuldades enfrentadas pelo setor na melhoria da qualidade do produto. Para embasar a discussão, são discutidos alguns conceitos relacionados à padronização e sua adaptação para o contexto da construção civil. O estudo de caso foi dividido em três etapas. A primeira foi o estudo exploratório do processo de impermeabilização, no qual foi realizada uma análise inicial das dificuldades de padronização enfrentadas pela empresa. Na segunda etapa complementouse o diagnóstico da empresa, a partir da aplicação de um questionário aos gerentes de produção da empresa. Na última foi realizado um estudo do processo de estruturas metálicas, no qual foi proposto um plano de ação para melhorar a qualidade do mesmo. A partir dos ciclos de aprendizagem realizados na pesquisa, foram identificados dificuldades e fatores facilitadores para a implementação de padrões em empresas de construção.

Abstract

In the last few decades, several construction companies have obtained quality management certification mainly due to the demand of their clients and financing organizations. However, despite the growing number of certified companies there is not much evidence that those firms have effectively obtained a high level of standardization of their processes and reduced the number of problems related to poor product quality. Preliminary results from the SISIND-NET Project, developed at UFRGS, have indicated that certified construction companies have been facing many difficulties to implement standards effectively and to improve the reliability of their products. Based on a case study carried out in a construction company, and on discussions undertaken with representatives of several companies in the SISIND-NET Project, this article points out some of the difficulties faced by the sector in terms of improving the quality of their products. A literature review on concepts related to standardization and their application to the context of the construction industry was carried out. The case study it was divided in three stages. The first one was an exploratory study of the process of waterproofing, in which a preliminary analysis of the problems faced by the company was made. In the second stage, a survey with production managers was undertaken, aiming at improving the understanding of those problems. The third stage consisted of a study of steel frame structure process, in which an action plan was proposed for improving its quality. Based on the research project
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