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NUNES, Maria Fernanda. Avaliação da percepção do ruído aeronáutico em escolas: aeroporto internacional Salgado Filho, Porto Algre. 289fTese (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Unversidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
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Resumo

Este trabalho apresenta uma avaliação do ruído aeronáutico nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, no município de Porto Alegre, RS, através de um estudo em escolas localizadas dentro das zonas do Plano Específico de Zoneamento de Ruído – PEZER. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as crianças são consideradas o grupo mais vulnerável aos efeitos do ruído e, atualmente, os prejuízos na vida escolar possuem evidências científicas comprovadas. No entanto, as atividades escolares dentro das zonas de ruído mais criticas no entorno dos aeroportos, que não são permitidas segundo legislações nacionais e municipais, ocorrem em ambientes com características construtivas inadequadas aos níveis de exposição. A avaliação da percepção e do incômodo do ruído aeronáutico nas escolas localizadas dentro dos limites do PEZR do Aeroporto Internacional Salgado Filho, fundamentou-se em critérios quantitativos e qualitativos, com medições acústicas, aplicação de questionários, realização de entrevistas e observações de comportamento e de ocupação dos ambientes nas Escolas. Os resultados indicam um grande incômodo manifestado por alunos e professores que convivem em ambientes ruidosos, além de encontrar relações com a interferência em possíveis problemas vocais e auditivos, em função da necessidade da elevação no volume da voz. Outro aspecto levantado foi o comprometimento do desempenho escolar, que é afetado diretametne pala falta de critérios de conforto acústico no projeto das edificações.

Abstract

This paper aims at evaluating aircraft noise in the vicinity of Salgado Filho International Airport, with research done in two schools inside Zona I of Plano Específico de Zoneamento do Ruído – PEZR. According to the World Health Organization, children are considered the most vulnerable group regarding the effects of noise. In addition, scientific evidence has proved that school life is harmed. However, school activities inside the most critical noise zones around airports, with are not allowed according to national and municipal legislation, take place in environments with constructive building features unsuitable to the exposure levels. This study aims at evaluating the perception and inconvenience of aircraft noise in schools within Zona I of PEZR of Salgado Filho International Airport, based on quantitative and qualitative criteria, with acoustic measurement, surveys, interviews, and observation of behavior and use of school environment. The primary results show a lot annoyance reported by students and teacher who live in noisy environments. Such results may also indicate possible vocal and auditory problems as a consequence of the need to raise one’s voice. Another aspect which has been pointed out was problems in school performance because of the frequent interruption in the communication between teacher and students whenever planes flew over the place.
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