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VILLAROUCO, Vilma; CORREIA, Ana Magda Alencar. Ensino do desenho na rede pública: qualidade total no serviço público?. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 17 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: 9
Índice h: 3  
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Resumo

O crescimento das indústrias de serviços, tanto em escala como em sofisticação tecnológica e volume de capital, exige constante aperfeiçoamento na busca de maiores níveis de excelência. Ocupando a pauta principal das organizações americanas e de diversos países em desenvolvimento, as empresas públicas, enquanto prestadoras de serviços, despertam para essa demanda e, no Brasil procuram-se inserir-se, mesmo pontualmente, nesse movimento global. Pesa-nos uma reflexão acerca das práticas adotadas no ensino do Desenho, agravadas por sua inserção em um contexto onde o descaso com o cliente é evidente. O Desenho, encarado como matéria de menor relevância, tem ficado à margem dos planos de modernização e melhorias do ensino público. Particularizamos a discussão para o Estado de Pernambuco onde inexiste a categoria "professor de desenho", sendo a disciplina ministrada por profissionais de diferentes áreas. O trabalho apoia-se em experiências no trato dessas questões, formalizadas em situações de treinamentos, cursos de especialização inseridos na mesma situação de conflito. Pretendemos, assim, incitar o debate em busca de contribuições que possam apontar caminhos para a solução de velhos problemas, vivenciados em realidade.

Abstract

The growth of the industries service, so much in scale as in technological sophistication and capital volume, it demands constant improvement in the search of larger excellence levels. Occupying the main list of the American organizations and several countries in development, the public companies, while helpful companies, wakes up for that demand and, in Brazil they try to interfere, even punctually, in that global movement. We have to reflect about the practice adopted in the teaching of the Drawing, worsened by its insert in a context where the neglect to the customer is evident. The Drawing, faced as matter of smaller relevance, it has been let at margin of the modernization plans and improvements of the public teaching. We particularized the discussion for the State of Pernambuco where there is not the category "drawing" teacher, being the discipline ministered for professionals of different areas. The work leans on in experiences in the treatment of those subjects, formalized in situations of trainings, specialization courses and graduation in mathematics, inserted inthe same conflict situation. We intended, like this, to incite the debate in search of contributions that can suggest roads for the solution of old problems, lived in reality.
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