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Almeida, Martha Maria Pedrosa de et al. Adaptação de edificações residenciais a escolares: um enfoque ergonômico. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE CONFORTO E DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFICAÇÕES, 3., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba: ANTAC, 2003. p. 812-821.
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Resumo

Este trabalho consiste na elaboração de recomendações quanto à acessibilidade, segurança, dimensionamento, conforto térmico, acústico e lumínico para uma escola instalada em edificação cujo uso fora residencial. Verifica-se a importância dessa análise pelo uso freqüente de edifícios residenciais como edificações escolares sem que se evidencie preocupação com esses aspectos. O estudo de caso foi realizado em uma escola particular do Ensino Fundamental, localizada na cidade do Recife/PE, tendo a análise concentrado-se nas salas de aula de 1a a 4a séries e de informática e nos seus principais acessos. Para tanto, utilizou-se como metodologia a Análise Ergonômica do Trabalho – AET, adaptada para avaliação do ambiente construído, que evidenciou os problemas físicos ocorridos quando da mudança de uso, concluindo com um diagnóstico e recomendações de melhorias.

Abstract

This work to show a case study about accessibility and built environment ergonomic, in a school using house building. The analysis hapened on same aspects include, safety, size, thermal and acoustic comfort and lighting adaptation. The importance of that analysis is verified by the frequent use of residential buildings as school constructions without concern is evidenced with those aspects. The case study was accomplished in a school of the Fundamental Teaching, located in Recife/PE city, in the class rooms of 1a to 4ª series and of computer science and in its main accesses. For so much, it was used as methodology the Ergonomic Analysis of the Work - AET, adapted for evaluation of the built environments, that evidenced physical problems when of the use change. The work ending with a diagnosis and improvements recommendations.
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