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Procoro, Andreza; RÊGO, Helga Rossana; VILLAROUCO, Vilma. Referência espacial e motivação como elementos definidores de uma avaliação ergonômica de uma instituição educacional pós-ocupada. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 1553-1562.
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Resumo

O artigo apresenta uma aplicação do método da Constelação de Atributos idealizado por Moles (1968) e trabalhado por Jézabelle Ekambi Schmidt no Instituto de Psicologia Social de Estrasburgo, método este utilizado com o objetivo de auxiliar os profissionais ligados à área de projeto a fim de torná-los conhecedores da consciência psicológica do usuário frente ao espaço. Assim, o presente artigo constitui-se de um estudo de caso onde se registra, analisa e correlaciona-se a percepção de alunos de uma instituição de ensino superior de arquitetura, localizada na Região Metropolitana do Recife, quanto às suas instalações e o ambiente de sala de aula a fim de identificar se o fator motivação dos usuários pode interferir nos resultados de uma valiação ergonômica do ambiente construído pós-ocupado.

Abstract

This article presents an application of the method of the Constellation of Attributes designed by Moles (1968) and developed by Jézabelle Ekambi Schmidt in the Institute of Social Psychology of Estrasburgo. The objective of this method is to help the project engineers to understand the psychological conscience of user about the space. So, this article is in fact a case that register, analyz and correlat the perception of some architecture university students from an arquiteture university, in metropolitan area of Recife, about their facilities and classroom atmosphere; to identify if motivation aspects may interfere in the results of an ergonomic evaluation of an installation, after it is occupied.
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