Mais informações

NOVAIS, Sandra. Análise da influência dos sistemas da qualidade na competitividade de empresas de construção civil. 176fTese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Nas últimas décadas, em um mundo de transações rápidas e globais, as ênfases na qualidade e na competitividade passaram a ser os aspectos vitais para as organizações. As demandas competitivas de uma economia globalizada constituem-se em importante aspecto para o alcance da Qualidade Total. Diante desse contexto, as pressões da competição global levam as empresas a uma busca feroz e incessante da inovação e da mudança para a obtenção de novas formas de vantagem competitiva, ainda que passageiras ou esporádicas. Isso tem acontecido na Indústria da Construção Civil, e casos já podem ser observados. Sendo assim, o presente trabalho trata da análise dos elementos influenciadores da competitividade no subsetor de construção de edifícios, levando em consideração a percepção desses elementos pelos diretores de construtoras certificadas. Na elaboração da proposta de estudo, utilizaram-se os requisitos do Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras – SIQ construtoras, com sua abordagem voltada para a gestão da construção das obras de edificações e dos processos que a compõe. Fez-se uma análise da vantagem competitiva através dessa ferramenta que tem uma filosofia de gestão que pressupõe o envolvimento de todos os membros de uma organização em uma constante busca de auto-superação e contínuo aperfeiçoamento, e, mais o Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira - ECIB, onde se levam em consideração os fatores internos à empresa e externos a ela em busca da melhoria contínua. A aplicação dessa proposta permitiu a análise de como se processa a implantação de um sistema ou filosofia da qualidade nas construtoras e seus reflexos na competitividade do subsetor de edificações. A pesquisa foi desenvolvida com 15 empresas que atuam na região da Grande Florianópolis, qualificadas como o nível A, de acordo com o nível de utilização dos requisitos do SIQ construtoras, por meio de observações in loco, questionários e entrevistas. O trabalho analisou a satisfação dos dirigentes das empresas pesquisadas quanto a efetividade na aplicação dos requisitos do sistema da qualidade e mostrou que apesar da certificação, a maioria dessas empresas não atingiram o grau de excelência e competitividade almejados.

Abstract

The competitive demands of a global economy consist of an important aspect to reach the Total Quality. The present work has as objective to study one of the elements that influence the competitiveness in the subsection of building construction: the use of a quality system to help the construction processes management. Fifteen managers of fifteen civil construction companies were interviewed and they give their own analysis about the process of quality management using the quality system called Qualification System for Construction Companies – SIQ at their companies. After that, the researcher visited their construction sites and elaborated a ranking with these companies according to the competitive advantage of each one through the total quality aspect. During the elaboration of the questionnaires, it was used the Study of the Competitiveness of the Brazilian Industry - ECIB, where it takes into consideration the internal and external quality aspects of the company in a continuous search for improvement. The application of this proposal at the companies of the construction sector allowed the analysis of how the application of a quality system or quality philosophy happens there and its consequences in the competitiveness of the companies in this subsection. The work analised the satisfaction from the companies’ directors of the research about the efectiveness of the aspects from the aplication of a quality system and showed that besides the certification, the majority of the companies did not reach the excelence level and competitiveness wondered.
-