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MORAES, Luiz Roberto Santos et al. Educação ambiental e cidadania em projeto de ações integradas de saneamento ambiental em área periurbana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 19., 1997, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu, 1997.
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Resumo

Partindo do conceito de educação ambiental, o trabalho aborda a questão da extensiva tecnificação do conhecimento que tem proporcionado uma prática fragmentada/setorizada no planejamento e execução das ações de saneamento ambiental em lugar de buscar a integração. As intervenções de educação ambiental pautadas neste modelo, e em geral praticadas pelas instituições, não permitem uma participação efetiva da população e um consequente processo educativo. A educação ambiental deve ser realizada com a participação consciente, organizada e democrática da população. Deve ser desenvolvida não como uma educação para a comunidade e sim como uma educação com a comunidade, pois na relação ensino-aprendizagem, a pessoa deve ser vista como sujeito e não como objeto. O Projeto AISAM II, realizado na periferia de Salvador, contemplou ações de educação ambiental, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, pavimentação das ruas, manejo e tratamento do lixo, contenção de encostas, produção de moradias e melhorias sanitárias intra-domiciliares, tendo como um dos seus principais objetivos a integração intra e interinstitucional nos três níveis de governo e a participação popular em todas as fases (do planejamento até a avaliação das ações integradas de saneamento ambiental e habitação), através de um processo de reflexão/reeducação dos técnicos e da população. O componente educação foi entendido como um processo, permeando todas as ações desenvolvidas. Pretendeu-se com esta prática, ampliar a consciência ambiental de todos envolvidos e contribuir para o exercício da cidadania.
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