Mais informações

COSTA, George; ALVES, Thais; BARROS NETO, José. Análise do material promocional de vendas de imóveis residenciais em Fortaleza/CE. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 3

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: O aumento da concorrência entre as empresas de construção decorrente de mudanças estruturais na economia brasileira nos últimos anos vem tornando premente as questões relativas ao uso do marketing como forma de oferecer produtos mais adequados às necessidades dos clientes. Para isso, existe o composto de marketing que consiste em um conjunto de itens que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo, que é tradicionalmente dividido em preço, produto, praça (distribuição) e promoção. Método de pesquisa/Abordagens: Diante do exposto, realizou-se uma pesquisa para analisar o material promocional de lançamentos de empreendimentos residenciais a partir da coleta de folders em pontos de vendas (stand de vendas), construtoras, jornais de grande circulação e semáforos em que se verificou a existência de informações relativas aos quatro itens do composto de marketing. Os autores utilizaram trabalhos anteriormente publicados sobre o tema como base para a realização desta análise. Obteve-se 50 folders, que foram analisados a partir de uma planilha quantitativa, tipo sim/não, além de uma análise geral do material promocional feita pela equipe de pesquisa. Resultados: A partir dos resultados, observa-se que os folders têm algumas semelhanças no nível de informações apresentadas, independentemente do padrão do produto ofertado e que a diferença entre eles está localizada mais no acabamento do material apresentado (papel, diagramação, fotos, etc) e na quantidade de informação nos mesmos. Contribuições/Originalidade: Cientificamente, este trabalho contribui para o aumento das discussões sobre as questões de marketing na construção civil, além de sugerir melhorias ao processo de aplicação dos conceitos do composto de marketing aplicado à construção civil.

Abstract

Proposal: The fierce competition amongst construction companies in Brazil has turned companies’ attention to marketing concepts and tools so that these companies can offer products and services that are a better match to their client’s requirements. In order to match or exceed the expectations of a target-market, companies have been using marketing concepts related to the definition of the price, the product, the distribution, and the sales of its products. Methods: The authors carried out an analysis of folders used to market new projects and distributed at different points of the city (i.e., sales office, construction companies, and traffic lights). A total of 50 folders were collected and their data was organized in a spreadsheet with answers to ‘yes/no’ questions. Findings: The results suggest that the information displayed by the folders have similarities regarding the contents they present regardless of their quality in terms of paper, colors, and images presented. Originality/value: This paper aims at contributing to the discussion on marketing issues in construction projects and at proposing ways to use marketing concepts applied to construction projects.
-