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Granja, Ariovaldo; FANTINATTI, Pedro Augusto. Compartilhamento de conhecimento tácito na construção: um estudo de caso. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Resumo

Um problema recorrente em empresas do ramo da construção é a fuga do conhecimento. Este problema ocorre devido, entre outros, à alta rotatividade de mão-de-obra característica do setor. A capacidade de inovar é uma premissa essencial para as empresas sobreviverem na competitiva "sociedade do conhecimento" e, obrigatoriamente, elas terão que aprender a administrar seus ativos intelectuais, os quais estão relacionados à parcela do conhecimento conhecida como conhecimento tácito, que é aquela relativa às experiências de vida de cada indivíduo. Capturar, armazenar e disseminar conhecimento tácito não é uma tarefa trivial, porém, a proximidade entre as pessoas de uma organização e incentivos ao compartilhamento de conhecimento podem aumentar o conhecimento de cada um e, conseqüentemente, de toda empresa. Estratégias organizacionais de socialização podem potencializar a transferência de conhecimento, fomentando a criação de um ambiente de aprendizagem contínua. Por meio de um estudo de caso exploratório foram identificados métodos de compartilhamento e reutilização do conhecimento tácito na construção, cujos efeitos refletiram em melhoria da qualidade e retrabalhos evitados em alguns processos de produção. Os resultados permitem concluir que o compartilhamento e a reutilização do conhecimento tácito resultam na diminuição da recorrência de erros em empresas do setor.

Abstract

A recurrent problem in construction companies is the knowledge losing. This problem occurs due the workforce instability. The capacity to innovate is an essential premise to the companies survive in the real competitive “society of the knowledge” and they will have to learn managing its intellectual assets, which are related to the tacit knowledge, that is that relative one to the experiences of life of each person. To capture, to store and to spread tacit knowledge are not a trivial task, however, the proximity between people of an organization and incentives to sharing the knowledge can increase knowledge of each one e, consequently, of all company. Organizations strategies of socialization can improve the knowledge transference, fomenting the creation of an environment of continuous learning. By an exploratory study of case, methods of sharing and reusing tacit knowledge in the construction had been identified. The results allow concluding that sharing and reusing tacit knowledge result in the reduction of the recurrence of errors in companies of the sector.
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