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MIRANDA FILHO, Antônio; Costa, Jorge; HEINECK, Luiz. Relações entre estratégias de produção e motivação para a autonomação. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Resumo

Por ficarem restritos a análise de variáveis no ambiente de trabalho, os estudos na gestão da construção falham em explicar os comportamentos distintos dos trabalhadores quando submetid os aos mesmos desafios e expostos aos mesmos fatores motivacionais. Esta é uma problemática que convida a uma melhor compreensão das necessidades individuais e dos tipos de personalidades apropriados ao novo paradigma produtivo. O interesse advém da percepção de que a eficaz implementação da autonomia da mão-de-obra vai além da discussão sobre as características culturais e de liderança necessárias. Desta forma, o estudo aqui exposto sumariza uma pesquisa empírica qualitativa, de natureza exploratória, cuja meta é ilustrar diferenças nos motivos pessoais e como tais diferenças podem ser balanceadas para melhor servir as práticas da produção enxuta. Assim, são discutidas as lições de dois estudos de caso, onde equipes autônomas foram implementadas para reagirem as vicissitudes do trabalho no contexto da construção civil. A análise demonstra o interrelacionamento entre decisões na estratégia de produção e motivação da mão-de-obra. Esta também possibilita a identificação de duas importantes condições a serem atendidas por firmas interessadas na aplicação do conceito de autonomação em canteiros de obras.

Abstract

By strictly focusing on variable s in the work environment, researches in construction management fail to explain why workers behave differently when exposed to similar challenges under the same motivational factors. This is a problem that calls for a better understanding on personal needs and personality types that suit the new production paradigm. The interest in the subject comes from the perception that the effective implementation of autonomy in the construction sector lies beyond the discussion of adequate cultural and leadership characteristics. Therefore, this paper presents an empirical qualitative research aimed at illustrating differences in personal motives and how such differences can be balanced to better suit lean practices. Thus, the discussion is based on lessons learned in two case studies where autonomous crews were implemented to react to production problems in construction projects. The analysis shows the interrelationship between strategic choices in manufacturing strategy and labour motivation. It also highlights two important conditions that need to be met by firms interested in applying the concept of autonomation in construction sites.
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