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ARIAS, Camila; PINA, Silvia; ARIAS, Márcia. Mobilidade urbana sustentável aos olhos do surdocego. ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 2., 2007, Campo Grande, MS.
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Resumo

O aumento das deficiências múltiplas se deve ao desenvolvimento da Ciência e o progresso da Medicina que salvam muitas crianças prematuras aumenta o aparecimento de deficiências múltiplas, como a incidência da surdocegueira, cuja combinação das duas deficiências causa extrema dificuldade para a inclusão dessas pessoas. Esta pesquisa objetiva colaborar na construção de parâmetros de projetos de calçadas neste sentido, por meio da avaliação crítica da cartilha do Programa Passeio Livre (São Paulo, Brasil) de orientação para a construção de calçadas acessíveis da cidade de São Paulo, focando as questões relativas aos sentidos, conforto e acessibilidade. O estudo levantou inicialmente os elementos norteadores de projeto proposto na cartilha. Em seguida, foi realizada a avaliação técnica da calçada da Rua Augusta e Rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo quanto às questões de acessibilidade exigidas pela NBR 9050, associada a realização de um estudo de caso sobre as necessidades reais para a mobilidade do surdocego, incluindo a avaliação dos usuários. Tais avaliações foram vinculadas também ao estudo detalhado do dimensionamento das vias, flexibilidade e adequação ao uso das calçadas. As análises dos dados levantados juntamente com as questões de projeto observadas devem orientar a construção de parâmetros específicos para o projeto de passeios socialmente inclusivos a serem incorporados às propostas contemporâneas e sustentáveis voltadas para o pedestre e que contemplem plenamente o desenho universal e a acessibilidade dos multideficientes.

Abstract

The increase of the multiple deficiencies is due to the development of the Science and the progress of the Medicine that save many premature children, increase the emergence of multiple deficiencies, as the incidence of the deaf-blind, whose combination of the two deficiencies cause great difficulty for those people’s inclusion. This research intends to collaborate to establish parameters of architecture design of sidewalks with this sense, through the critical evaluation of the guide book of the Passeio Livre Program. This program instructed how to build accessible sidewalks in the city of São Paulo, focusing safety, comfort and accessibility. The study evaluated previously the guide’s content. After, a technical evaluation of the sidewalk of the August and Oscar Freire Street, in the city of São Paulo was done, regarding the accessibility subjects demanded by NBR 9050. It was also accomplished an evaluation in function of the real needs of the people's deaf-blind mobility and their evaluation. Such evaluations were also related to the study about the dimensions of the streets and the flexibility and use adaptation of the sidewalks. The analysis of the data added to the observations of the study of in case should guide the establishment of parameters in a detailed way that should be incorporated to the contemporary and sustainable proposals to the pedestrian, that contemplate also the Universal Design and the accessibility of the multi deficient.
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