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e Silva, Caio Frederico; ROMERO, Marta Adriana. O desempenho ambiental de vias arborizadas na cidade de Teresina por meio de dados sensoriais, microclimáticos e simulações computacionais com o auxílio do envi-met. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Citações: 37
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Resumo

Este trabalho trata do desempenho ambiental da arborização urbana inserida na via pública. São destacadas, como objeto de estudo, avenidas da cidade de Teresina – Piauí, caracterizada por possuir clima tropical subúmido. Tem, como principal objetivo, a função de contribuir com diretrizes gerais de desenho urbano bioclimático para a produção de um espaço mais confortável climaticamente. Para isso, discute-se o microclima gerado nas vias públicas, a partir da conformação da arborização e das calçadas deste espaço urbano, relacionando-se os diversos fatores que determinam este microclima urbano, tais como a topografia, o revestimento do solo, a vegetação, a presença de barreiras, pois estes alteram, sobretudo, a incidência dos raios solares e de ventilação. O estudo foca nas ruas, nas quais se percebe que a quantidade de superfície impermeável e a quantidade de superfície sombreada são determinantes para a criação de microclimas diferenciados. Este trabalho apresenta os resultados sensoriais e climáticos e as análises dos resultados, incluindo aqueles obtidos através das simulações computacionais realizadas no software ENVI-met, especializado em simulações climáticas de áreas urbanas. Como conclusão, a pesquisa demonstra que o espaço público das vias possui seu microclima diferenciado de acordo com a quantidade e conformação de arborização que possui; além disso, são apresentadas como alternativas algumas diretrizes gerais de desenho urbano bioclimático, visando a um melhor conforto térmico para o espaço público das vias urbanas.

Abstract

This paper deals with the environmental performance of urban arborization in the thoroughfare. Avenues of Teresina-Piauí, characterized as a sub-humid tropical city, are highlighted as the object of study. As its main goal, the study contributes general guidelines for bioclimatic urban design, aiming to produce a climatically more comfortable space. For this purpose, it discusses the microclimate created on thoroughfares by the configuration of stocks and sidewalks in urban spaces, and links up the various factors determining the urban microclimate, such as topography, surface soil, vegetation, the existence of barriers etc., as long as these factors are specially responsible for changing the incidence of sunlight and ventilation. This paper focuses on streets, where it is possible to perceive that the amount of impervious surface and shaded area is determinative to the creation of different microclimates. This work presents the sensorial and climatic results and analysis of results, including those obtained through computer simulations carried out with ENVI-met, a software specialized in climate simulations of urban areas. As a conclusion, the research indicates thoroughfares in public spaces are places where microclimate properties are determined by the quantity and shape of urban vegetation; besides, some alternatives are presented as general guidelines for bioclimatic urban design, aimed at providing better thermal comfort in the public space of thoroughfares.
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