Mais informações

Andery, Paulo Paulo; STARLING, Cícero; RODRIGUES, César. Gestão de contratos para reforma de imóveis utilizados pela administração pública. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2011, Belém, PA.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

As instituições públicas enfrentam problemas relevantes com relação à qualidade final de suas obras e aos aditamentos dos preços e prazos dos contratos que celebram. Nesse contexto, o presente trabalho propõe um modelo de gestão simplificado para contrato de reforma em imóveis utilizados por instituições financeiras públicas, caracterizados pelo curto ciclo de vida. O modelo foi construído a partir de uma fundamentação teórica das particularidades a que está sujeito o setor público (principalmente quanto à exigência de licitação), bem como a partir dos programas de gestão da qualidade amplamente divulgados no mercado e da utilização de ferramentas do pensamento enxuto (lean thinking). Foi promovido um diagnóstico do gerenciamento de obras em uma instituição financeira pública, através do estudo de caso de quatro obras de reforma, que forneceu subsídios para a proposição do modelo de gestão de obras. Como exemplos de aspectos levantados citam-se a necessidade de maior integração entre os intervenientes do processo (projeto e obra), a comunicação deficiente entre os interessados, a falta de ferramentas gerenciais para a fiscalização da obra e a ausência de presença integral do fiscal no canteiro de obras. O modelo proposto, inserido no Edital de Licitações, poderá trazer diversos benefícios, dentre os quais se destacam: cumprimento de prazos e redução de custos (devido às ações pró-ativas e ao melhor planejamento), melhor eficiência no sistema de retroalimentação das informações e resultados de conformidade dos serviços executados.

Abstract

Since Brazilian public institutions are facing many problems regarding quality assurance, delays and over costing of projects, the present work aims presenting a simplified management model to be applied on public projects dealing with rehabilitation of public buildings, characterized by small project schedules. The management model considers specific conditions of Brazilian bidding laws, and is based on quality assurance systems, as well as lean thinking tools. The proposed model is based in a diagnosis which was carried out in four public projects of a financial institution. The case study pointed out that there are lack of design – site integration, poor communication and a lack of managerial tools to be applied by public institutions on contracts management. The paper highlights a management framework that should be implemented during bidding process. Some positive results of its implementation are briefly discussed.
-