Mais informações

AMARAL, Tatiana; HEINECK, Luiz; VIERO, Filipe. Situações de ensino/aprendizagem intermediadas pelos principios da construção enxuta. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 7

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O presente trabalho aborda a metodologia utilizada para viabilizar transferência dos princípios da construção enxuta para os operários da indústria da construção relacionados. Para tanto, os conceitos foram assimilados por meio de intervenções em canteiro e por meio de palestras conceituais como forma de modificar comportamentos individuais e da organização. A partir da metodologia proposta detalham-se o princípio pedagógico utilizado, os métodos e as técnicas de ensino utilizadas, os recursos didáticos e recursos audiovisuais de ensino, como se desenvolveram as reuniões e os tópicos de capacitação abordados. As discussões foram centradas nos princípios da psicologia da aprendizagem e na Pedagogia Nova. Como resultado observa-se que a aplicação do experimento comprovou a viabilidade de se proporcionar situações de ensino/aprendizagem intermediadas pelos princípios da construção enxuta. Há um destaque especial às dinâmicas de grupo e aos métodos ativos, em que se cria a possibilidade do indivíduo aprender experimentalmente, por meio da descoberta pessoal, incorporando o saber a sua personalidade, aos seus comportamentos e a sua história. Propõe-se uma metodologia de ensino, na qual se busca obter uma aproximação para tratar estilos diferentes de aprendizagem que coexistem nos profissionais das empresas de construção civil.

Abstract

The present work deals with the methodology used to make feasible the transfer of the principles of lean construction to the operatives of the construction industry. For this, the concepts of lean construction were assimilated through on site interventions and through conceptual presentations as a way to modify individual and organizational behaviour. From the proposed methodology, the pedagogical principle used, the teaching methods and techniques used, the didactical resources and audiovisual teaching resources, the way that the meetings were carried out, and the topics presented/dealt with for the training, are detailed. The discussions were centered on the principles of learning psychology and the New Pedagogy. As a result, it can be observed that the application of the experiment proved the feasibility of facilitating teaching/learning situations mediated by the principles of lean construction. A teaching methodology is proposed, in which it is sought to obtain an approach to deal with different styles of learning that coexist in the professionals of the civil construction companies.
-