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Santos, Ana Paula Silva dos et al. Refinamento de um modelo de formulação de estratégias de produção em uma construtora. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Citações: 11
Índice h: 2  
Co-autores: 18

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Resumo

As mudanças ocorridas no contexto industrial, a partir de meados da década de 60, fizeram a função produção se tornar uma importante fonte de vantagem competitiva. Assim, esta função passou a ter um papel fundamental no atendimento de critérios competitivos, tais como: custo e qualidade. Diante disso, despertou-se para a necessidade de se analisar a tomada de decisão relativa à produção não mais exclusivamente com uma perspectiva operacional, mas considerando também uma abordagem estratégica e coerente da função em relação à estratégia competitiva das empresas. Deste modo, o estudo em questão visa a analisar a aplicação, em uma empresa de construção, do modelo de formulação desenvolvido por Barros Neto (1999). Esta aplicação teve o intuito de refinar o modelo, além de adaptá-lo às características de uma empresa de Fortaleza/Ce. A aplicação do modelo compreendeu 6 meses de atividades e abrangeu as etapas: diagnóstico estratégico da função produção, conhecimento dos clientes e concorrentes, definição dos objetivos da empresa e da produção, desdobramento desses objetivos, desenvolvimento dos planos de ação e acompanhamento da implementação das estratégias.A partir da aplicação do modelo, verificou-se que o bom desenvolvimento do trabalho depende da cultura da empresa, de seus conhecimentos sobre planejamento estratégico e da importância dada à função produção.

Abstract

In recent years, there have been some important changes in the industrial context which have turned the production function into an important competitive force in many enterprises. This is due to the fundamental role this function has had in the acquisition of competitive criteria such as cost and quality. Based on that, the companies began to analyze the function production's decisions, no longer with an exclusively operational and short-term vision, but with a strategic approach linked to the company’s global objectives. Thus, this paper intends to study the application in a building company, of a production strategy formulation model developed by Barros Neto (1999). The objective of this application is to refine the model, as well as adjusting it to the local company's features in accordance with the work’s progress. The model’s application lasted 6 months and included the following stages: strategic diagnosis of the production function, knowledge of the profiles of the company’s customers and competitors, the company's objectives and the production function's objectives, development of plans and the follow up of the defined strategy implementation. It was clearly verified that the success of this work depends strongly on the company's culture, strategic planning knowledge and the importance of production function to the firm.
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