Mais informações

Brigatto, Gláucya; DUARTE, Denise. Mobilidade, densidade e qualidade ambiental como diretrizes de um projeto urbano. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 2., 2007, Campo Grande. Anais... Campo Grande: ANTAC, 2007.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 22 (Com arquivo PDF disponíveis: 14)
Citações: 5
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: Aplicar os conceitos de mobilidade, densidade e qualidade ambiental em um projeto urbano de um conjunto residencial com uso misto conectado com os principais meios de transporte urbano, próximos, por meio de uma ciclovia. A intervenção se constitui em um conjunto de edificações e um projeto paisagístico baseado no desenho universal. Método de pesquisa/Abordagens: Após uma revisão bibliográfica, foi feito um estudo de caracterização física e urbana da área (uso do solo, acessibilidade, densidade, etc.), além de um estudo dos lançamentos imobiliários, possibilitando traçar as principais diretrizes de intervenção no local. Da análise do contexto ambiental foram levantadas e discutidas as questões ambientais pertinentes, como a insolação, a ventilação, o ruído, entre outras. Resultados: foram propostas quatro tipologias habitacionais que variam de 15 a 45m², distribuídas em 8 blocos de apartamentos. Além disso, foram reservadas áreas para uso comum dos moradores assim como unidades não territoriais de trabalho em cada andar das edificações. A proposta resultou em uma densidade de 420 habitantes/ha, ampliou a conexão com os meios de transporte locais, contribuindo para a melhoria no padrão de vida urbano, mostrando-se viável para o contexto local.

Abstract

Purpose: the idea was to apply the concepts of mobility, density and environmental quality in a urban project of a residential block with mixed use, connected with the main modes of urban transportation using a cycle path. The housing block is formed by a group of buildings and a landscape design that guarantees the accessibility through abased on the universal design. Method and research: After a bibliographic resarch, studies of the physical and urban context of the area was carried out (mixed use, accessibility, density, etc), besides a study of the real state market, aiming to guide the mains targets for the intervention area. Starting from this analysis, some environmental issues have been discussed, such as solar access, ventilation, urban noise, among others. Results: four housing typologies were proposed, varying from 15m² to 45m², distributed in 8 buildings. Besides, some areas for the common use of the dwellers have been planned, like non-territorial workspaces in each floor. The proposal resulted in a density of 420 habitants/ha in an increase the urban connections with the local transportation, aiming to contribute to the quality of the urban life, and it seems to be viable for the local context.
-