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SILVA, Tânia Luisa Koltermann da; BARCIA, Ricardo Miranda; SCHMITT, Carin Maria. O ensino da geometria descritiva: uma abordagem para o uso de estilos de aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
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Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta para um modelo de ambiente de aprendizagem em Geometria Descritiva, com ênfase na estereotipagem dos estudantes de engenharia. Esse modelo considera, como um dos componentes fundamentais, a motivação do estudante para aprender, uma vez que, o ambiente proposto compreenderá os diferentes estilos e as estratégias de aprendizagem preferidas pelos estudantes. Para alcançar este objetivo, os instrumentos psicométricos de avaliação de tipos de personalidade Keirsey Temperament Sorter (Keirsey BATES, 1978) e de estilos de aprendizagem Learning Stylo Inventory (Kolb, 1984) foram utilizados. Foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação destes testes aos estudantes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da análise dos resultados, obteve-se a estereotipagem destes estudantes, o que possibilitou estabelecer as estratégias preferidas por eles. Estes dois componentes são parte do sistema de ensino inteligente auxiliado por computador (Mielke, 1991), que neste trabalho é proposto como modelo para o referido ambiente.

Abstract

The objective of this paper is to present a proposal for a model of learning environment in Descriptive Geometry, with emphasis in the engineering students' stereotype. That model considers, as one of the fundamental components, the student's motivation to learn, since the proposed environment will be able to understand the different styles and the favorite learning strategies for the students. To reach this goal, the psychometrics instruments of evaluation of personality types Keirsey Temperament Sorter (Keirsey BATES, 1978) and of learning styles Learning Style Inventory (Kolb, 1984) were used. An exploratory research was accomplished with the application of these tests to the engineering students of the Federal Universityof Rio Grande do Sul. From the analysis of the results, it was obtained the engineering students' stereotype, that made possible to establish the students' favorite strategies. These two components are part of the intelligent teaching system aided by computer (Mielke, 1991), that in this work is proposed as model for the referred environment.
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