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Fonseca, Suzana; Minella, Flávia; KRÜGER, Eduardo L. Estudo do potencial de aproveitamento de iluminação natural em salas de aula. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

O Ministério de Minas e Energia estima que o Brasil tenha um imenso potencial de eficiência energética a ser explorado. No que diz respeito ao uso de sistemas de iluminação, muito pode ser feito com vistas ao aproveitamento da luz natural, amplamente disponível em condições tropicais e subtropicais. A Regulamentação de Etiquetagem Voluntária de Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos representa uma das ações da Eletrobrás através do programa Procel EDIFICA visando à redução do consumo de energia elétrica. Este estudo enquadra-se em uma pesquisa mais ampla que busca a avaliação de uma edificação já existente segundo os critérios desta regulamentação. Desta forma, foram selecionadas seis amostras de salas de aula, com orientações cardeais distintas, da UTFPR, Campus Curitiba. Este artigo busca contribuir com uma metodologia para a obtenção do Fator de Luz Natural (FLN), considerado como a razão das iluminâncias interna e externa num ponto de um dado plano devido à luz natural, de modo que se possa estimar o potencial de uso de luz natural em situações não consideradas em monitoramentos de iluminação de ambientes internos. Para isso, o nível de iluminamento foi determinado a partir da medição direta da iluminação natural disponível nas salas de aula tomadas como amostra. Para encontrar a iluminância externa teórica para cada dia e horário das medições de iluminação natural, de acordo com o tipo de céu observado; utilizou-se o software DLN. Comparou-se este dado com uma estimativa da iluminância externa, obtida a partir de conversão matemática da radiação solar global em plano horizontal. Determinou-se, assim, o FLN médio para cada sala de aula, e finalmente, estimou-se a iluminância média interna para as demais estações do ano em distintas condições de céu.

Abstract

The Ministério de Minas e Energia estimates a huge potential for energy efficiency with regard to daylighting in Brazil, widely available in tropical and subtropical conditions. The Regulamentação de Etiquetagem Voluntária de Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais is one of the programs of Eletrobrás/Procel EDIFICA, aimed at reducing electric energy consumption. This study is part of a broader research, aiming at the assessment of an existing building according to this regulation. Thus, six classrooms with different solar orientations at UTFPR, Campus Curitiba, were selected. This article seeks to contribute with a methodology for obtaining the daylight factor (DF), in order to estimate the potential use of daylight in situations not considered during daylighting measurements of the classrooms. For such, daylighting levels were determined from direct measurements in the classrooms. The software DLN was used to find the theoretical external illuminance for each day and for the respective times of measurements, according to the type of sky observed. This figure was compared with an estimate of the external illuminance, obtained from the mathematical conversion of solar radiation on horizontal plane. The average DF was determined for each classroom, and finally, the average internal illuminance was estimated for other seasons of the year under different sky conditions.
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