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PINA, Silvia; Monteiro, Ana Maria; Paiva, Valéria. A cidade e a criatividade como estratégias no ensino do projeto sustentável. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto, MG.
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Resumo

As questões temáticas recentes que se impõem à arquitetura contemporânea como a sócio-ambiental, a tecnológica e o desafio da conservação e revitalização do patrimônio cultural conduzem a um ensino em consonância a tais complexidades, propondo-lhe novos desafios. No entanto, se observa ainda a supremacia do modelo de ensino de projeto e planejamento urbano das escolas pioneiras, cuja proposta pedagógica serviu de base para a maioria das escolas surgidas após 1970, mas sem o aspecto crítico que seria esperado, já que hoje em dia cabe o questionamento a respeito da pertinência daquele modelo. No contexto desse desafio, este trabalho relata uma iniciativa realizada junto à disciplina de teoria e projeto de interesse social, onde se aliou a ciência à criatividade enquanto metodologia de projeto. No experimento, a criatividade interessou como processo de sensibilização para problemas com a premissa de que a criação é um processo consciente e enfatiza o potencial criador no pensar sobre um fazer concreto específico. As reflexões desencadearam possíveis caminhos para enfrentamento da questão, especialmente pela abordagem da criatividade num processo de projeto urbano que se revelasse consciente e ponderado, aliado às estratégias do projeto participativo, cujas propostas valorizam os aspectos bioclimáticos e sustentáveis

Abstract

The recent thematic subjects that are imposed to the contemporary architecture as the environmental and technological purposes as well as the challenge of the conservation of the cultural patrimony contribute with a teaching in consonance to such complexities, proposing them new challenges. However, it is still observed the supremacy of the model of project teaching and urban planning of the pioneering schools, whose pedagogic proposal served as base for most of the architecture schools appeared after 1970, but without the critical aspect that would be waited, since nowadays the subjects fits regarding the pertinence of that model. In the context of that challenge, this work tells an initiative done in a design social interest discipline, where it formed an alliance the science with the creativity while methodological strategy. In the experiment, the creativity interested as sensitization process for problems with the premise that the creation is a conscious process and it emphasizes the creative potential in the students. The reflections demonstraded other possible ways in the design process, especially for the approach of the creativity in a process of conscious urban design, allied to the strategies for the people partipation on bioclimatic and sustentable architecture design
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