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Mota, João Manoel; Wagner, Gilberto; Athayde, Cristina Cássia. Comunicação com o cliente. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Resumo

O mercado globalizado atual, em constante mutação, tem acirrado a grande concorrência entre as empresas e tornado os clientes cada vez mais exigentes e esclarecidos. Agora, produtos e serviços têm cada vez mais, alta qualidade e preços baixos. Esses preceitos constituem a regra e fazem parte da filosofia da maioria das organizações que desejam ter condições competitivas para conseguir sua perpetuação. Valoriza-se, hoje, a figura da empresa cidadã, que se pauta não só pela qualidade, pela eficiência e pelo sucesso nos negócios, mas também pelos valores da ética e do comprometimento com o bem-estar do cliente. Deve-se considerar que a boa comunicação com o cliente é um fator condicionante e o caminho mais curto para conduzir as empresas ao desenvolvimento. Partindo-se dessas premissas, este estudo foi desenvolvido no ambiente do sub-setor Edificações, integrante da Indústria da Construção Civil, tomando-se por base um estudo de caso, numa empresa sediada na Região Metropolitana do Recife com certificação segundo os requisitos da norma NBR ISO 9001. O objetivo foi a analise do nível de satisfação e segurança promovida na percepção de seus clientes, fossem eles cativos ou ingressos na sua carteira de negócios, em decorrência de práticas de rotinas que privilegiassem o estabelecimento de canais de comunicação que lhes garantissem, de forma sistemática e independentemente de poderem acessar fisicamente o empreendimento em construção, a indispensável credibilidade para, a um só tempo, não só continuarem na condição de investidores parceiros da construtora estudada, condição que tende a garantir a sobrevivência da organização, mas, sobretudo, passarem da condição de consumidores para também recomendar, fato que propiciará o crescimento e a possível perpetuidade da empresa estudada. Assim, apoiando-se numa metodologia capaz de assegurar o alcance dos objetivos traçados e definidos previamente no intuito de: Analisar, Identificar e Compreender pode-se, ao final desta investigação, constatar e concluir que a comunicação com o cliente, segundo os procedimentos realizados pela construtora “V” pode representar uma excelente ferramenta gerencial e comercial, e, ato contínuo, representa uma poderosa estratégia para conquistar e fidelizar o cliente do mercado imobiliário, posto ser este instrumento dotado de potencialidades capazes de gerar segurança, por possibilitar ao cliente informações atualizadas da evolução física e financeira do empreendimento, credibilidade, confiança, além de um canal permanente para troca de informações, esclarecimentos e sugestões.

Abstract

The present globalized market, in constant mutation, has improved the competition among companies and turned clients even more demanding and aware of facts. Nowadays, products and services have high quality and low prices. These rules are part of the philosophy of most organizations which aim is gaining competitive conditions to guarantee their perpetuity. What is most important today is the figure of a company for the citizens, with quality, efficiency and success in business, not to mention the ethics values and commitment with the client’s welfare. We must consider that an effective communication with the client is a conditioning factor and the shortest way to lead the companies to development. Under the conditions above, this study was developed in the environment of the Edifications sub-sector, which is part of the Civil Construction Industry. The base of the study was a case in a company situated in Recife Metropolitan Area, with certification according to the requirements of the rule NBR ISO 9001. The aim of the study was the analysis of the satisfaction level and security promoted in the caption of their clients (either established or the ones which came after business relations), throughout routine practice, which established communication channels to guarantee, in a systematic and independent way, the credibility to keep them as investment partners in the company. This condition guarantees the survival of the organization and make clients to change their condition of “buyers” into “someone who recommends”. This fact leads to the development and possible perpetuation of the company in study. As a result, with the help of an efficient methodology (previously defined to analyze, identify and comprehend), we can conclude, at the end of this investigation, that the communication with the client, according to the procedures taken by “V” can represent an excellent management and commercial tool, representing a powerful strategy to conquer and keep the client of the estate market. This instrument can generate security (giving the client up-to-date information about the evolution of the enterprise), credibility, trust and a permanent “channel” to share information, elucidation and suggestions.
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