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Fujimoto, Aparecido; Braz, João Carlos. Melhorias da qualidade na construção civil: qualificação profissional. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

O trabalho procura analisar e reforçar a importância da educação/treinamento para o desenvolvimento e eficiência dos trabalhadores na área da construção civil na cidade de Campinas e região nos últimos 10 anos, bem como levantar os problemas que afetam o trabalhador e pesquisar as empresas na forma como conduzem a qualificação profissional e elaborar propostas de treinamentos baseados na educação. A metodologia usada é descritiva qualitativa, que procura trabalhar com o desempenho e comportamento do trabalhador, ou seja, coletar dados e confrontá-los, interpretar e não deduzir. Constata-se que o trabalhador consciente e responsável na atividade que desenvolve contribui para obtenção do controle de qualidade total minimizando perda de tempo e material, satisfazendo a empresa, a sociedade, e sobretudo a si próprio. Os dirigentes das empresas da construção civil devem ter autoconfiança o suficiente para transmitirem tanta autoridade quanto for possível aos seus funcionários. Assim, assegura-se o respeito pela humanidade como sua filosofia de administração. Segundo a pesquisa realizada, as empresas que promovem treinamentos baseados na educação, apresentam alto grau de satisfação com o desempenho de seus funcionários, da mesma forma que a reciprocidade ocorre. A maioria dos trabalhadores demonstra eficiência nas tarefas quando treinados sistematicamente. Em geral, percebe-se que após os treinamentos, a integração do trabalhador, empresa e seus pares é eficaz, melhorando a qualidade de serviço, interação entre as equipes e principalmente a satisfação pessoal.

Abstract

The main purpose of this study is to analyze the importance of education/training for development and efficiency of workers in the area of the civil construction in the city of Campinas and region in the last 10 years, as well as to raise the problems that affect the worker and to survey about companies and how they conduct the professional qualification, and to elaborate proposals of training based on the education. The applied methodology is the qualitative descriptive that tries to work with the performance and behavior of the worker, that is to collect and analyse data and to compare them, to interpret not to deduce than. One evidence is that the conscientious and responsible worker contributes for attainment of the total quality control minimizing waste of time and construction material, satisfying the company, society, and especially the worker himself. The leaders of the civil construction companies must have enough confidence to transmit as much authority as possible to there employees. Thus, the respect for humanity is assured as a philosophy of management. According to this research, the companies that promote training based on the education present high degree of satisfaction with the performance of their employees, likewise reciprocity occurs. The majority of the workers demonstrates efficiency in their tasks when trained systematically. In general, it is noticed that after the training, the integration of the workers with the company and their partners is efficient, improving the quality of work, interaction between teams and mainly the personal satisfaction.
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